Agroindústria Horta Purper recebe Certificado de Inclusão no PEAF

A família Purper descerrou a placa e cortou a fita inaugural, sendo prestigiada por autoridades e convidados.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

A Agroindústria Horta Purper, localizada em São Bento, em Lajeado, cumpriu a última etapa de legalização, recebendo o Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Dando início a uma nova fase na propriedade, a família Purper descerrou a placa e cortou a fita inaugural, sendo prestigiada por autoridades e convidados, que conheceram as dependências e degustaram produtos da agroindústria.

A família cultiva frutas, hortaliças e flores, comercializadas nas feiras do produtor rural, nas escolas municipais e estaduais, por meio dos programas Nacional de Alimentação Escolar (Pane) e de Aquisição de Alimentos (PAA), além de vendas através do site www.hortapurper.com.br.

A partir do recebimento do Certificado de Inclusão no Peaf, os produtos da agroindústria passam a fazer parte das opções de compra dos consumidores. O Certificado também permite a agroindústria participar de feiras da agroindústria familiar, como ocorreu na Multifeira de Estrela, e acontecerá em breve na SantaFlor, de Santa Clara do Sul.

Durante a solenidade, a representante legal da Agroindústria, Sandra Purper, relatou a trajetória da família na propriedade, onde incialmente somente o esposo, Marcos Purper, trabalhava no cultivo. Com a expansão da produção e da comercialização, a família decidiu investir na propriedade. Assim, Sandra deixou seu trabalho externo e passou a se dedicar em tempo integral à agricultura. Com muita dedicação, trabalho e vontade, a família conquistou o interesse do filho mais velho, Mailor Purper, que optou por permanecer na propriedade.

Em 2018, a família aderiu ao Programa Estadual de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e a partir de diagnóstico socioambiental e econômico foi definido um planejamento de ações, das quais a legalização da agroindústria fazia parte, além da participação em cursos de capacitação, tanto para a agroindustrialização, como Boas Práticas de Fabricação e processamento de vegetais, bem como para a qualificação dos cultivos, como o curso de produção de morangos, todos realizados nos Centros de Treinamento da Emate/RS-Ascar.

O gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, salientou a sucessão rural, que é uma realidade na família Purper, e também que com a implantação da agroindústria a família detém todas as etapas, desde a produção, industrialização e venda. O secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, destacou o uso de tecnologias como ferramentas que impulsionam o desenvolvimento rural, como a venda por meio do site.

Muitas das ações que a Emater/RS-Ascar executa junto aos produtores rurais de Lajeado são em parceira com a Prefeitura.

Fonte: Emater/RS-Ascar