Agrobiodiversidade e Agroecologia nos Vales são tema de encontro em Lajeado

2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari será em outubro. Foto: Emater/RS

A Emater/RS-Ascar, a Univates e a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) programam para o próximo dia 16 de outubro o 2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e o 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari. A atividade, que ocorre no auditório do Prédio 7 do Centro Universitário, em Lajeado, a partir das 8h, consiste em um amplo painel de debates, com palestras, relatos de experiências e oficinas. O objetivo é discutir perspectivas e desafios para a produção de alimentos seguros.

Voltado a agricultores, estudantes, representantes de entidades ligadas ao setor e extensionistas rurais, os eventos buscam manter ativa a rede de entidades voltadas à Agroecologia, trazendo para a pauta a discussão da agrobiodiversidade como ferramenta para a produção de alimentos seguros. “A intenção é dar continuidade ao debate que iniciou em julho do ano passado, durante a Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, realizada em Lajeado”, salienta a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira.

Durante os encontros serão discutidos temas como produção de ovos orgânicos, sementes crioulas, cultivo em agroflorestal, políticas públicas para o setor, controle de qualidade na produção orgânica, manejo de abelhas sem ferrão, multiplicação de microorganismos eficientes, caldas e insumos para agroecologia e homeopatia para o uso na agricultura, entre outros. “Nesse sentido, pode-se dizer que os encontros se consistem em espaços democráticos, em que ganham visibilidade temas caros à sociedade, cada vez mais representativos no que diz respeito à produção de alimentos”, comenta Elizangela.

Os participantes que tiverem interesse em apresentar resumos científicos e relatos de experiências devem inscrever e submeter os seus trabalhos até o próximo dia 20 de setembro. Posteriormente, serão avaliados e comunicados por e-mail, até o dia 01 de outubro de 2019, o deferimento pela Comissão Científica e a consequente apresentação em formato de pôster, no dia dos encontros. Os resumos e relatos de experiência farão parte dos Anais do Evento e deverão estar escritos em língua portuguesa, observando-se as normas.

São aguardadas cerca de 300 pessoas para o evento, que é uma realização do Setor de Cultura e Eventos da Univates (CEU) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex). O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a data dos encontros. A programação completa, entre outras informações estão no site https://www.univates.br/eventos/evento/8402-2-encontro-da-agrobiodiversidade.

Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado