Prefeitura cria 150 vagas via convênio para moradores de rua e fecha Albergue Municipal

Estrutura, com espaço para 120 pessoas, deixa de funcionar no bairro Floresta, em Porto Alegre

Foto: Arquivo/CP

Dois albergues novos entraram em funcionamento, nessa segunda-feira, ampliando o atendimento a pessoas em situação de rua em Porto Alegre. Os espaços, na zona Norte e na região Central, oferecem 75 vagas cada, com serviço de acolhimento noturno personalizado, das 19h às 7h, diariamente, incluindo finais de semana. Com essas inaugurações, o Albergue Municipal, que oferecia 120 vagas, no bairro Floresta (rua Comendador Azevedo, 270), vai ser fechado – como já se previa desde julho. A Prefeitura passa, com isso, a oferecer 30 vagas a mais a pessoas em condições de vulnerabilidade.

A ampliação resulta de parceria entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Associação Beneficente Projeto Restaurar, que é referência em albergagem e abrigo em Alvorada e Viamão. As unidades novas atendem nas ruas João Simplício, 38, na Vila Jardim, e 7 de Abril, 315, no bairro Floresta. O modelo é o mesmo de outros centros disponíveis, com pernoite, alimentação, cuidados de higiene, acompanhamento de profissionais especializados e encaminhamento à rede de assistência social do Município.

A contratualização é a aposta da gestão municipal para melhor atender a parte das cerca de 4 mil pessoas em situação de rua na Capital. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, que acompanhou a abertura dos albergues, os serviços públicos não estatais trazem eficiência à máquina. “O papel da administração pública não é mais prestar diretamente o serviço, mas fiscalizar sua qualidade, o atendimento de metas e a agilidade com que ajuda milhares de vulneráveis a conquistar independência”, ressalta.

Uma das casas fica na Zona Norte, região que ainda não tinha o trabalho disponível. “As equipes de abordagem social da Fasc identificaram um número crescente de pessoas nessa região que não vinham acessando o serviço”, explica a presidente da Fundação, Vera Ponzio.

A partir de agora, o Município conta com quatro albergues:

Albergue Acolher 1 – Rua João Simplício, 38, Vila Jardim (75 vagas)

Albergue Acolher 2 – Rua 7 de Abril, 315, bairro Floresta (75 vagas)

Albergue Dias da Cruz – Avenida Azenha, 366, bairro Azenha (90 vagas)

Albergue Felipe Diehl – Praça Navegantes, 41, bairro Navegantes (145 vagas)