Lançamento da 43º Expoleite e 16º Fenasul recebe desafio de construir maior edição na história do Estado

Nove meses antes do início da feira, o lançamento da 43º Expoleite e 16º Fenasul, nesse sábado, durante a Expointer, em Esteio (RS), foi marcado pelo desafio de realizar a maior edição de todos os tempos. De acordo com o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, a última edição da feira, em maio deste ano, expandiu as expectativas para as próximas organizações. “Fizemos um esforço enorme a partir de um trabalho em conjunto da Federação da Agricultura do RS (Farsul), da Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando), da Febrac, do governo do Estado e de outras entidades e organizamos, em três semanas, a maior Fenasul de um primeiro ano de governo”, destaca. A próxima edição da feira acontece entre os dias 13 e 17 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil.

O orçamento, parcerias e patrocinadores para realizar a próxima edição já estão sendo levantados pelas associações. Segundo o presidente da Gadolando, Marcos Tang, os noves meses restantes de trabalho serão intensos e de muita dedicação. “Se tivermos um bom patrocínio e uma boa entrada para a feira, conseguiremos trazer atrações mais interessantes para o público”, ressalta. Tang ainda destaca que o curto período da Fenasul é uma vantagem nas possibilidades de negócios para produtores da cadeia leiteira. De acordo com ele, uma feira longa aumenta o custo dos expositores.

Conforme o secretário da Agricultura do RS, Covatti Filho, o desafio de planejar a maior Fenasul da história não é impossível. Covatti pontua que a partir de união de esforços entre parceiros e patrocinadores, a possibilidade de construir um grande evento se torna mais concreta. “A Expoleite e Fenasul é uma união de várias ações e entidades. Sem a ajuda dos parceiros não conseguiríamos mobilizar nossos produtores, expositores e indústrias. O Estado tem o comprometimento de fazer todo o esforço possível para acolher muito bem os nossos expositores e principalmente para proporcionar uma grande edição da exposição”, afirma.