Vereador da Capital sugere que Samu também encaminhe pacientes a hospitais particulares

Mendes Ribeiro sustenta que impasse burocrático mantém em leitos públicos clientes de planos de saúde

Foto: Maria Ana Krack / PMPA

A Câmara de Porto Alegre examina um projeto do vereador Mendes Ribeiro Filho (MDB) que permite que ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) encaminhem pacientes também a hospitais particulares, caso sejam clientes de planos de saúde. De acordo com o parlamentar, o objetivo é desafogar as emergências do SUS.

Mendes Ribeiro justifica que, na maioria das vezes, pacientes que dispõem de plano privado de saúde pedem transferência de hospital depois de serem removidos pelo Samu a unidades da rede pública.

O vereador salienta que isso gera um impasse burocrático, sobretudo quando não se trata de um caso grave. Mesmo nessa situação, há necessidade de que a Central de Regulação busque leitos disponíveis para esses pacientes, que, por não serem considerados prioritários, seguem ocupando leitos vinculados ao SUS – que existem, em tese, para atender pacientes sem cobertura de plano de saúde.

De acordo com a proposta, fica a cargo da equipe socorrista avaliar a situação do paciente, considerando a proximidade do hospital escolhido e a gravidade do quadro. O pedido de encaminhamento a uma unidade privada deve ser feito direto pelo paciente. Caso ele não tenha condições de se manifestar, a decisão cabe a um familiar ou representante legal.