Expointer recebe os primeiros animais para edição de 2019

Prazo para admissão vai até o final da noite de sexta-feira

Animais da Cabanha Oliveira foram os primeiros a chegar na Expointer | Foto: Guilherme Testa

Os portões do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foram abertos no começo da manhã desta segunda-feira para a recepção dos primeiros animais que estarão na 42ª Expointer, que começa no dia 24 de agosto e vai até 1º de setembro. O prazo de admissão segue até as 23h59min de sexta-feira. Mais de 3,9 mil animais de argola foram inscritos no evento.

O criador da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, usou seu mini trailer para o deslocamento de sete ovelhas Texel, sendo cinco fêmeas e dois machos.“As expectativas para este ano são as melhores em virtude da valorização da ovinocultura, inclusive entre as fêmeas”, comentou Sérgio. “Eu trago algumas prenhas e outras com cordeiro ao pé”, destacou, admitindo que a feira de 2018 frustrou suas expectativas. “Este ano esperamos que seja diferente”, revelou.

Todos os animais que participam da Expointer são inspecionados pelo serviço veterinário oficial. A operação envolve mais de 100 profissionais, entre veterinários e técnicos. Os exemplares inscritos só podem entrar no parque depois da conferência de todos seus documentos sanitários e na inspeção clínica.

O subsecretário do Parque Assis Brasil, José Arthur Martins, entende que a entrada de novos animais em competição, como os bovinos Senepol, e a volta de algumas raças, como a bovina Canchim e a equina Gipsy Horse, mostram que o produtor está otimista. “Houve aumento do número de animais de maior interesse econômico”, observa.