100% da frota de ônibus de Porto Alegre passa a contar com GPS

Aplicativo permite aos cidadãos acompanhar em tempo real, através do aplicativo TRI, a localização dos veículos nas linhas que desejam utilizar

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

A partir desta quarta-feira, todos os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre podem monitorar o trajeto das linhas, em tempo real, através do celular. A Prefeitura da Capital anunciou hoje que 100% da frota conta com monitoramento via GPS. O acompanhamento de horários e localização das 1.600 linhas que atendem a cidade podem ser acessadas por meio do aplicativo TRI Porto Alegre disponível, de forma gratuita, nas plataformas iOS e Android.

O monitoramento via GPS é um dos elementos inclusos em um decreto municipal ainda de 2017. O prazo de implantação da tecnologia era 31 de dezembro do ano passado, mas o processo atrasou. O investimento privado por parte das empresas não foi informado. O aplicativo foi desenvolvido por intermédio da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), sob gestão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O GPS vai apresentar com precisão a localização dos carros, auxiliando na organização prévia de quem utilizar o sistema de transporte. De acordo com o prefeito Nelson Marchezan Jr., a plataforma vai possibilitar a fiscalização da prefeitura junto aos prestadores de serviço e maior comodidade aos usuários.

“Um aplicativo na mão do cidadão onde ele vai poder ter o conforto de saber quais linhas passam onde ele estiver, qual linha mais se adequará ao destino que desejar, qual o momento que o ônibus vai passar na parada que ele estiver mais perto para que ele possa fazer o planejamento de comodidade, de organização da agenda e da segurança. Isso também facilita tanto a fiscalização da prefeitura junto aos prestadores de serviço como, também, vai possibilitar a maior organização de veículos, pessoal e recursos de acordo com a utilização dos usuários e volume de transporte utilizado”, afirma.

O serviço de GPS dos coletivos pode ser acessado na mesma plataforma onde há recursos relacionados a recargas do cartão TRI. Com o aplicativo TRI é possível conferir quais linhas passam em cada ponto e quando o ônibus chegará na parada, além de mostrar as características do veículo, como por exemplo, se tem acessibilidade e ar-condicionado.

A expectativa do executivo é que a funcionalidade esteja disponível no app #EuFaçoPOA, a partir do dia 22 de agosto. Testes já estão sendo realizados em ônibus da Carris por agentes da EPTC.