Sobe para 116 o número de mortes em decorrência das enchentes no RS

Governador evitou responder sobre a criação de estrutura específica para prevenção e mitigação da mudança do clima, e defendeu alterações no Código Ambiental promovidas em suas gestões

Número de resgatados no RS chegou a 70 mil. | Foto: Giulian Serafim/PMPA

Em novo balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual no início da tarde desta sexta-feira, subiu para 116 o número de óbitos registrados até o momento pela entidade em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul. Ainda segundo o órgão, não há óbitos em investigação no momento. Outras 143 pessoas estão desaparecidas.

O relatório apontado pela Defesa Civil Estadual cita ainda que há 756 pessoas feridas. Ao todo, são 1.947.372 gaúchos afetados pelas enchentes em 437 municípios. Desta população, mais de 70 mil foram resgatadas e estão em abrigos. Já o número de desalojados estão em 337 mil pessoas. O número de animais resgatados é próximo de 10 mil.

Alertas da Defesa Civil Estadual

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.