MEC pede que deputado defina primeiras escolas cívico-militares do RS

Tenente-coronel Zucco é autor do projeto de lei (PL) que prevê a instalação dessas escolas em cidades gaúchas

Zucco participa do lançamento do programa em Brasília | Foto: Gustavo Chagas/Rádio Guaíba

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, designou ao deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL) a tarefa de definir os dois municípios que vão sediar as primeiras escolas-cívico militares no Rio Grande do Sul. Ambos se reuniram em audiência em Brasília. Zucco é autor do projeto de lei (PL) que prevê a instalação dessas escolas em cidades gaúchas. Em 15 de julho, o governador Eduardo Leite, inspirado no projeto de Zucco, protocolou iniciativa semelhante, na Assembleia Legislativa, para que a iniciativa seja estendida à rede estadual de ensino.

Zucco disse que a decisão do ministro é positiva. “O governo federal já tinha anunciado a intenção de adotar o nosso projeto como modelo para todo o país”, recordou. Na quinta-feira passada, o Diário Oficial da União publicou um decreto que permite a gestão compartilhada de escolas entre civis e militares.

Desde que o projeto começou a tramitar, prefeitos interessados em adotar as escolas procuraram o deputado. Pelo projeto, militares da reserva da Brigada Militar e Forças Armadas terão funções de monitoria em escolas públicas, a partir de convênios com os municípios.

“O objetivo é resgatar alguns princípios como disciplina, ordem e valorização dos símbolos da pátria”, explicou. Os militares da reserva não terão qualquer ingerência no conteúdo pedagógico. “A função de monitoria prevê que os militares organizarão atividades ligadas à valorização da pátria e à segurança de alunos, pais, professores e funcionários”, concluiu o deputado.