RS terá Câmara de Comércio própria para acompanhar negócios com a China

China
Foto: EBC

O Rio Grande do Sul terá uma Câmara própria de Comércio para acompanhar e orientar negócios entre o Estado e a China. De acordo com o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), a iniciativa de constituir a Câmara gaúcha vai ao encontro do movimento capitaneado pelo parlamentar em favor do estreitamento de relações comerciais entre o RS e o gigante asiático como forma de incentivo ao crescimento econômico local.

Jeferson Fernandes, que comandou missão de empresários, sindicalistas, parlamentares e lideranças gaúchas à China entre os dias 20 de maio e 1º de junho, trouxe para o RS a informação de que os chineses têm interesse real em ampliar comércio com o Estado; e a missão de criar na esfera política ambiente favorável a esta aproximação.

Para Paulo Tigre, da Comtigres Comércio e Representações, Importação e Exportação, a Câmara gaúcha se propõe a ser a “esfera empresarial” a compor o movimento de aproximação do RS com a China, juntamente com as esferas institucional, representada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e a política, a cargo da Frente Parlamentar Brasil/China.

Conforme o empresário, a ideia é balizar os trabalhos pela atuação da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, sediada em São Paulo. “Queremos manter sintonia fina com a Frente Parlamentar e alinhamento com a Câmara paulista”, reforçou, citando o presidente daquele órgão, Fábio Hu, que acompanhou e orientou a missão gaúcha na China.

Segundo Jeferson Fernandes, a participação dos empresários complementa a atuação da Frente Parlamentar, já que, conforme observou na missão àquele país, os chineses exigem que a ação empresarial seja norteada pelo suporte político. “Desde que voltamos da China, temos falado com o governo gaúcho para garantir que haja um documento do Estado formalizando a intenção de comercializar com os chineses. Conversamos sobre isso diretamente com o governador Eduardo Leite. Ou seja: do ponto de vista da política, temos feito todo o necessário”, detalhou. Ele contou que a Frente Parlamentar está averiguando todos os possíveis entraves às negociações e ao comércio, do ponto de vista da legislação gaúcha.

Jorge Burmann, diretor da Burmann Alimentos, ressaltou que a Câmara do RS dará seguimento a este empenho ao direcionar na prática os possíveis negócios que irão se estabelecer, acompanhados pela Frente e estruturados pela UFSM. Ele lembrou que o grupo tem expertise no mercado de carnes e grãos. “Queremos agregar o nosso conhecimento empresarial, comercial e prático na execução dos projetos para garantir que possam se viabilizar”, explicou.

Por fim, Jeferson reforçou ao grupo o convite e obteve não só a confirmação da participação dos empresários no seminário “Construção da Estratégia Brasil/China no RS”, que a Frente Parlamentar promove no Legislativo, no próximo dia 12, mas a garantia de que trarão demais lideranças e entidades gaúchas afinadas com o objetivo de desenvolver o RS, como a Famurs, a Fiergs, etc. “Este é um tema que está acima de diferenças ideológicas e, desta forma, viemos somando apoios no Legislativo. Temos acordo de que não existe saída para a crise sem crescimento econômico. E ninguém é contra isso”, concluiu o petista.