Chega a 170 o número de pessoas fora de casa no RS em razão de enchentes

Em São Gabriel, o rio Vacacaí está 7 metros acima do nível normal e atinge 150 moradores

Chuva. Foto: Mauro Schaefer/CP Memória

A elevação dos rios provocada pelas chuvas registradas nesta semana já deixa 170 pessoas fora de casa no Estado. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha na manhã desta sexta-feira, a situação mais crítica é em São Gabriel, na Fronteira Oeste, onde 150 pessoas tiveram que abandonar as residências devido à cheia do rio Vacacaí, que está 7 metros acima do nível normal. As famílias foram removidas para uma escola, um ginásio e barracões montados pelo Exército.

Também na Fronteira-Oeste, o rio Quaraí segue em elevação no município de Quaraí e deve entrar em cota de alerta nas próximas horas.

Em Estância Velha, no Vale do Sinos, houve deslizamento de terra em uma obra que danificou três residências. Ninguém ficou ferido, mas 12 pessoas foram para casa de parentes.

Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, o rio Pardinho registrou declínio, no entanto, o volume de água se deslocou para os rios Pardo e Jacuí. Houve deslizamento de terra em uma encosta que atingiu duas residências. Em função disso, oito pessoas foram encaminhadas para a prefeitura.

No município de Pedro Osório, no Sul do Estado, o rio Piratini está 6 metros acima do nível normal. Em Cachoeira do Sul, o rio Jacuí está 2,55 metros acima do nível normal e está subindo 5 centímetros por hora.