Eliseu Padilha é submetido a cirurgia em Porto Alegre

Emedebista enfrenta problemas de saúde desde o início de 2017

Foto: Cesar Itiberê / PR / Divulgação

O ex-ministro Eliseu Padilha completou hoje quatro dias internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde se recupera de um procedimento cirúrgico realizado no fim da semana passada. A instituição de saúde divulgou um boletim médico, no início da tarde, negando que ele tenha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e esclarecendo que o caso não é considerado grave, embora exija cuidado e observação. Já a assessoria de Padilha emitiu um comunicado detalhando que o ex-ministro teve hemorragia cerebral superficial, e que recebeu alta da UTI ainda pela manhã, passando à ala de internação, em um quarto.

O emedebista enfrenta problemas de saúde desde o início de 2017, quando se afastou das funções como ministro da Casa Civil do governo Michel Temer para o tratamento de um câncer de próstata, que o levou a fazer quimioterapia. No ano passado, participou diretamente das negociações em torno da greve dos caminhoneiros e, ao deixar o cargo, em janeiro de 2019, passou por um autotransplante de medula para o tratamento de um mieloma múltiplo.

Apesar dos problemas de saúde, o ex-ministro vem, sempre que possível, participando de atividades partidárias do MDB gaúcho. Em abril, passou pela convenção estadual do partido realizada em Porto Alegre, e que reconduziu o deputado federal Alceu Moreira à presidência. No início de junho, marcou presença no seminário “O Brasil que Saiu das Urnas”, em Lajeado.

Veja o boletim médico divulgado pelo Moinhos de Vento:

Boletim Médico – Eliseu Lemos Padilha

Informamos que o paciente Eliseu Lemos Padilha passou por um procedimento cirúrgico no Hospital Moinhos de Vento e seu quadro é estável. No momento, ele está em fase de recuperação, com previsão de alta para o quarto.

Esclarecemos que o paciente não sofreu um acidente vascular cerebral. Seu estado requer cuidado e observação, mas não é considerado grave no presente momento.

Porto Alegre, 23 de julho de 2019.

Dr. Nilton Brandão
Clínico Intensivista

Veja a nota emitida pelo MDB/RS:

NOTA

O ex-ministro Eliseu Padilha teve na última quinta-feira (18/7) uma Hemorragia Cerebral Superficial. Foi atendido em Porto Alegre/RS pela equipe do neurocirurgião Artur de Azambuja Pereira Filho e do clínico geral Newton Brandão.

O ex-ministro teve alta da UTI nesta manhã (23/7). O quadro é estável.

Assessoria de Comunicação
Eliseu Padilha