Adolescente que matou menina de dois anos em São Gabriel conta ter agido por ordem de “entidade espiritual”

Conforme o delegado, agressor sofre de transtorno mental. Justiça aceitou pedido de internação

Imagem: Divulgação/ Polícia Civil

O adolescente que confessou ter matado a menina Cauane Victoria Rodrigues Veloso, de dois anos, em São Gabriel, na Fronteira Oeste, no fim de semana, afirmou em depoimento à Polícia que matou a criança porque se irritou com o choro dela e por “determinação de uma entidade espiritual”.

O agressor, de 17 anos, acrescentou que ouvia vozes determinando o que devia ser feito. Conforme o delegado José Bastos, responsável pelo caso, o adolescente é usuário de crack e cocaína, mas garantiu que, no momento do crime, agia “sóbrio”.

Bastos garantiu que o menor se referia à menina como uma boneca e que parecia não reconhecê-la como uma pessoa. De acordo com o delegado, o adolescente sofre de transtorno mental.

O exame de necropsia apontou que Cauane recebeu golpes de faca, que causaram rompimento da traqueia e do esôfago. A Polícia solicitou a internação provisória do jovem, já encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria, onde deve permanecer, por até 45 dias, aguardando o julgamento. Ele vai responder por ato infracional, equivalente a homicídio qualificado.

Relembre o caso
Cauane teve o corpo encontrado às margens de um açude, na manhã de sábado. As investigações apontaram que dois adolescentes, ambos de 17 anos, ficaram responsáveis por cuidar da vítima e de outras duas crianças, um menino de dois anos e uma menina de cinco.

A mãe havia saído para visitar o companheiro, no mesmo bairro. Ao depor, ela disse imaginar que a filha tenha sido atacada por cães, mas a perícia descartou a possibilidade. De acordo com o laudo, os cortes causaram uma hemorragia, que asfixiou e levou a menina à morte.