Obra de escola infantil é retomada em Farroupilha

Segundo a prefeitura, a expectativa é de conclusão até o fim do ano para receber os alunos em 2020

A Escola Municipal de Educação Infantil Monte Pasqual, em Farroupilha, teve as obras retomadas pela prefeitura. A expectativa é de conclusão até o fim do ano para receber os primeiros alunos em 2020. O educandário vai atender 120 crianças, de zero a 4 anos de idade, em tempo integral. Assim como a Monte Pasqual, a Escola de Educação Infantil Belvedere teve a construção iniciada em 2014 por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Ministério da Educação, e as obras abandonadas naquele mesmo ano, causando deterioração.

A secretária da Educação de Farroupilha, Elaine Giuliatto, conta que, em audiência de conciliação entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a empresa que era responsável pela construção das creches e o município, ficou acertado que a escola do bairro Monte Pasqual, que só tinha o alicerce pronto, seria concluída pelo município, mudando a forma de construção inicial, em que seriam usadas chapas prontas de fibra de vidro e gesso acartonado, para a de edificação tradicional. A prefeitura está dando contrapartida de R$ 449 mil, sendo que o governo federal manterá a verba de R$ 1,5 milhão para a continuidade da obra.

Atualmente, o município atende 1.240 alunos na educação infantil etapa creche e, conforme a secretaria, são 120 crianças na fila de espera. Com a nova escola, todas nessa faixa etária estarão em sala de aula. Em relação à construção no bairro Belvedere, também com capacidade para 120 crianças, de zero a 3 anos, Elaine diz que o processo ainda está na esfera judicial e o município aguarda resposta do governo para poder utilizar o local da forma correta.