Obra prejudica usuários de ônibus no Centro de Porto Alegre

Passageiros dividem espaço com andaime em ponto de ônibus da Salgado Filho

Foto: Mauro Schaefer/CP

Desde o início do ano, usuários de três linhas que fazem a ligação entre o Centro de Porto Alegre e a zona Sul sofrem transtornos na parada localizada na avenida Salgado Filho. O problema ocorre devido a uma obra da empresa Oi, que reforma o prédio localizado na esquina com a Borges de Medeiros.

Em razão da obra de revitalização da fachada, pedestres e usuários de ônibus viram o espaço de circulação diminuir. O local para aguardar o ônibus é, atualmente, de menos de um passo, deixando os passageiros quase sobre a via. Além do aperto, os andaimes – que se distribuem pela calçada – também deixaram o ambiente mais escuro. Também é possível ver pessoas em situação de rua que ocuparam o espaço, passando a morar sob a estrutura. Para os pedestres, sobrou um túnel estreito, e não é raro ver as pessoas se esgueirando entre os carros e os passageiros de ônibus.

A situação não deve mudar até março de 2020, prazo previsto pela Oi para a conclusão da pintura. A empresa garante estar em dia com todas as licenças e autorizações necessárias para a realização da reforma. Na Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) não há planos para trocar as paradas de ônibus de local. O órgão também garante que, até o momento, não houve solicitação para alterar o ponto. Três linhas partem daquele quarteirão: a 177, 149 e 149.1, que percorrem bairros como o Menino Deus.