Palestras e exames preventivos serão oferecidos pelo Senar-RS no Interior gaúcho

Foto: Divulgação/Senar-RS

Com o objetivo de trabalhar a prevenção do câncer de próstata nos homens e de colo do útero, nas mulheres, o SENAR-RS promove, a partir de julho, o Circuito da Saúde em parceria com os Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais, através das Secretarias Municipais da Saúde, Educação e demais parceiros. A proposta envolve a realização de palestras e de exames preventivos, em um dia inteiro dedicado a atividades informativas e de prestação de serviços a família rural.

Gratuitas, as ações tiveram início no dia 5 de julho, em Candelária, com palestras, vacinação contra a gripe, agendamento de exames e exercícios de alongamento. A próxima edição será em Pelotas (13/7), Ijuí (28/9), com previsão de atendimento em outros municípios. As palestras serão ministradas pela enfermeira e instrutora do SENAR-RS Cássia Verônica de Oliveira. Ela falará sobre prevenção do câncer de próstata, de colo do útero e de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde. A expectativa é reunir mais de 400 pessoas em cada um dos eventos, com duração de até 8h/dia. “Será um momento de oportunizar, a família rural, atividades com enfoque educativo para a promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida”, comenta o Chefe da Divisão Técnica do SENAR-RS, Cláudio Rocha.

Após as palestras, haverá coleta de sangue de até 200 homens para a realização do exame de PSA (diagnóstico do câncer de próstata) e para até 120 mulheres, serão feitos agendamentos do exame preventivo papanicolau, que tem como principal objetivo a prevenção ao câncer colo do útero. Os exames serão realizados por meio de parcerias firmadas com laboratórios locais.

Os Circuitos da Saúde iniciarão com a realização de palestras voltadas para a “saúde dos homens” e “saúde das mulheres”, seguidas da realização de coleta de sangue ou agendamento dos exames. Também estão previstas atividades de realização de vacinação; testes rápidos (hepatites, HIV, sífilis); verificação de pressão arterial, como também, atividades lúdicas para as crianças, além de outros espaços que promoverão atividades de bem-estar às pessoas. “Pretendemos através dos Programas de Saúde do Homem e da Mulher Rural, conscientizar o nosso público quanto a importância de mudar atitudes em prol de uma vida mais saudável”, comenta a Coordenadora de Promoção Social do SENAR-RS, Sandra Vieira.

Cabe destacar que em novembro/2018, visando avaliar como seria a receptividade de um programa social voltado para o público masculino, foram realizadas palestras “Saúde do Homem Rural” em Palmeira das Missões e Três de Maio, em ambas, o público masculino teve grande adesão, com cerca de 200 homens em cada palestra, informa a coordenação da Promoção Social do SENAR-RS.