Juremir Machado da Silva é condecorado, na AL, com a Medalha do Mérito Farroupilha

Colunista do Correio do Povo e apresentador da Rádio Guaíba, jornalista e escritor disse, ao discursar, que “não, necessariamente, é preciso ser imparcial, mas ser independente, sempre”

Foto: Celso Bender | Agência ALRS Legenda: Medalha do Mérito Farroupilha

A Assembleia Legislativa concedeu, na tarde desta quarta-feira, ao jornalista Juremir Machado da Silva a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria conferida pela Casa. A homenagem, proposta pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), ocorreu, no início da tarde, no salão Júlio de Castilhos, reunindo deputados, representantes de Poderes, sindicalistas e trabalhadores de veículos de comunicação.

Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, Juremir assina uma coluna diária no jornal Correio do Povo, coordena o Caderno de Sábado e mantém um blog na edição online do jornal. Na Rádio Guaíba, é um dos apresentadores do Esfera Pública e participa diariamente dos programas Direto ao Ponto, Ganhando o Jogo e Guaíba News. Juremir também é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS e integra o conselho editorial das revistas estrangeiras Societés, Hermès e Esprit Critique.

Juremir é escritor, com obras premiadas, como Jango: A vida e a morte no Exílio, agraciado em 2014 com o Prêmio Brasília de Literatura, na categoria Reportagem, e Raízes do Conservadorismo Brasileiro, que recebeu o Prêmio Açorianos, Categoria Ensaio de Literatura e Humanidades, em 2018.

Ao justificar a homenagem, Fernandes afirmou que Juremir é “um intelectual que nos desafia cotidianamente”. “Ele é uma luz nas trevas num momento de extrema dificuldade para o pluralismo de ideias”, frisou o deputado, que pela primeira vez, em três mandatos parlamentares, outorgou uma Medalha do Mérito Farroupilha.

Ao agradecer a condecoração, Juremir propôs uma reflexão sobre as características da atividade jornalística, enfatizando, como jornalista de opinião, não ter com “não tomar partido contra o feminicídio, o racismo, o machismo, a homofobia, o trabalho infantil e a intolerância”. Foi aplaudido por todos e emendou, sustentando que “não, necessariamente, é preciso ser imparcial, mas ser independente, sempre”. “Isso significa ter capacidade de dizer não e de frustrar qualquer um, de qualquer campo”, sintetizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), encerrou a cerimônia ressaltando que “Juremir é um profissional que não cansa de nos surpreender pela postura e pela independência”.

Prestigiaram a homenagem os deputados Juliana Brizola (PDT), Luciana Genro (PSol), Sofia Cavedon (PT), Luiz Marenco (PDT), Vilmar Zanchin (MDB), Sebastião Melo (MDB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Sérgio Peres (PRB), Pepe Vargas (PT), Zé Nunes (PT), Frederico Antunes (PP) e Dr. Thiago (DEM).

Também compareceram a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, que representou o governador Eduardo Leite, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, o escritor e ex-secretário da Cultura Assis Brasil e os desembargadores Rogério Favreto e Francisco José Moesch.

O diretor-geral da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, e o diretor de redação do Correio do Povo, Telmo Flor, acompanharam a cerimônia.