Sistema de Cadastro Vinícola permitirá a rastreabilidade da produção

Foto: EBC

O Sistema de Cadastro Vinícola (Sisdevin), uma novidade do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), vai auxiliar nas ações de fiscalização agropecuária. Além de compilar dados e informar a quantidade de uva que as empresas recebem e a respectiva quantidade de vinhos, sucos e outros derivados elaborados, a ferramenta permitirá a rastreabilidade de toda a produção, desde que a uva entra no processo até a venda do produto.

“O sistema gera um código de rastreabilidade que acompanha o produto até o engarrafamento. Assim, no momento em que a fiscalização detecta um problema em algum produto, consegue rastrear e, se necessário, apreender todos os produtos elaborados com esse código de rastreabilidade”, explica a fiscal estadual agropecuária Fabíola Boscaini Lopes, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Seapdr.

Na avaliação do vice-presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), Vinicius Grasselli, o Sisdevin permitirá, também, um diagnóstico acurado dos dados vitivinícolas. “Auxilia o planejamento das ações de fiscalização que visam garantir ao consumidor o consumo de sucos de uva, vinhos e derivados de qualidade”, acrescenta.

Ferramenta vai diferenciar orgânicos e convencionais

A partir de agora, também é possível separar produtos orgânicos dos convencionais. Os dados mostram produção de 628,4 mil litros de suco de uva orgânico e 42,9 mil litros de vinho orgânico. As informações contidas no sistema são autodeclaratórias, sob responsabilidade dos estabelecimentos vinícolas, registrados no Ministério da Agricultura e cadastrados no Sisdevin.

Dados da safra 2019

Este é o primeiro ano que o Estado compila os dados de forma oficial. Conforme informações do Sisdevin, a produção de uvas na safra 2019 foi de 614,2 mil toneladas, um pouco abaixo da safra passada, quando foram colhidas 664,2 mil toneladas da fruta.

Entre as principais informações levantadas, está a queda de 7,5% na produção de uvas destinadas à industrialização e redução de 29,1% na produção de vinhos, se comparado com a safra de 2018. Em contrapartida, a produção de sucos saltou 48%, assim como de espumantes, que cresceu 7,5%.

A produção de uvas americanas ou híbridas ficou 9,2% menor na safra 2019 se comparado à safra 2018. As uvas viníferas tiveram aumento de 7,5%. Os dados foram informados pela Dipov.