Sistema de Área Azul registra 466 casos de vandalismo em 38 dias

Ao menos 17 terminais foram trocados pela concessionária

Foto: EPTC/Divulgação PMPA

O novo sistema de estacionamento rotativo de Porto Alegre, a Área Azul Digital tem sido alvo de inúmeras ações de vandalismo. Somente no período de 5 de abril a 15 de maio, foram registradas 466 manutenções em parquímetros ocasionadas por destruição proposital dos aparelhos. A EPTC calcula que 466 parquímetros foram alvos de vandalismo em 38 dias. O novo sistema de estacionamento rotativo passou a funcionar no final de outubro do ano passado.

Os casos mais frequentes, segundo a Prefeitura, são os de obstrução dos compartimentos de cartão ou moedas com galhos e até cola. Foram registrados também quebra da tela da máquina de cartão, pichação e tentativa de arrombamento.

A EPTC ainda relata casos curiosos, como um totem derrubado por um caminhão e outro destruído com uma marreta. A rua Comendador Caminha, ao lado do Parcão, no bairro Moinhos de Vento, é a mais atingida, com 26 casos. Em seguida, vêm a avenida Alberto Bins (23), no Centro Histórico, e a avenida 24 de Outubro (15). O parquímetro em frente ao Foro Central de Porto Alegre sofreu 18 ataques.

Segundo a concessionária Zona Azul, 17 terminais tiveram que ser totalmente substituídos e cerca de 1,5 mil manutenções foram realizadas em razão de atos de vandalismo. As imagens de câmeras de segurança são analisadas para identificar os responsáveis e definir as ações de combate ao vandalismo.