Maratona de Porto Alegre bloqueia via da zona Sul a partir das 22h

Evento, com 10 mil inscritos, ocorre neste domingo

Foto: Joel Vargas/PMPA

A 36ª Maratona Internacional de Porto Alegre provoca bloqueios de trânsito a partir das 22h deste sábado, em Porto Alegre. A avenida Diário de Notícias, na zona Sul, vai ser a primeira via interrompida, a partir desse horário. As demais devem ser bloqueadas entre a meia-noite e as 7h deste domingo. A expectativa é de que todas sejam liberadas até as 13h30min, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O evento vai mobilizar 145 agentes de fiscalização, alterar o itinerário de 113 linhas de transporte coletivo e modificar a programação de 127 semáforos ao longo do percurso.

Com dez mil inscritos, sendo cinco mil somente na prova principal masculina, a corrida atraiu participantes de 11 países. Os atletas vão percorrer 42,195 quilômetros, principalmente nas regiões Sul e Leste da cidade.

Os principais terminais de ônibus da área central não serão afetados, garantiu a Prefeitura.

Números da maratona:
– Agentes de fiscalização da EPTC: 145
– Agentes de manutenção da EPTC: 6
– Atendimento, controle e despacho: 15
– Cones para sinalização: 1530
– Cavaletes: 90
– Sinaleiras alteradas: 127
– Linhas de transporte coletivo com itinerário alterado: 113

Programação

6h55min – Prova dos Cadeirantes (42,195Km)
7h – Maratonas Masculina, Feminina (42,195Km), Rústica (7km), Meia Maratona (21,097Km)
11h – Maratoninha (distâncias variáveis conforme a idade)

Percurso

As maratonas Masculina e Feminina, com largada às 7h na av. Diário de Notícias, em frente ao Jockey Club, terão o seguinte itinerário:

Av. Diário de Notícias, em frente ao Jockey Club, seguindo pela mão do trânsito, entrando à esquerda na avenida Padre Cacique, à esquerda na avenida Fernando Lúcio da Costa, à direita na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na mão do trânsito, à esquerda na mão do trânsito da avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, entrando à direita na mão do trânsito da avenida Augusto de Carvalho, à esquerda na avenida Loureiro da Silva, à esquerda na contramão da avenida Edvaldo Pereira Paiva, à direita na avenida Padre Cacique, à direita na av. Diário de Notícias, à direita na av. Guaíba, à esquerda na av. Copacabana, à direita na av. Nicolau Dias de Farias, à esquerda na av. Wenceslau Escobar, fazendo a rotatória com a av. Diário de Notícias na contramão, seguindo pela mão do trânsito da av. Diário de Notícias, entrando à esquerda na av. Padre Cacique, à esquerda na av. Fernando Lúcio da Costa, à direita na av. Edvaldo Pereira Paiva, na mão do trânsito, à esquerda na mão do trânsito da av. Aureliano de Figueiredo Pinto, à direita na mão do trânsito da av. Augusto de Carvalho, à direita na mão do trânsito da av. Loureiro da Silva, à direita na av. João Pessoa, seguindo pela av. da Azenha, entrando à direita no corredor de ônibus da av. Erico Verissimo, à esquerda na rua Botafogo, entrando à direita na mão do trânsito da av. Praia de Belas, à esquerda na mão do trânsito da av. Borges de Medeiros, entrando à direita na alça de acesso para a av. Loureiro da Silva, seguindo pela mão do trânsito da av. Loureiro da Silva, à esquerda na mão do trânsito da av. Augusto de Carvalho, passando pela Rótula das Cuias, entrando à esquerda na mão do trânsito da av. Edvaldo Pereira Paiva, à direita na av. Padre Cacique, à direita na av. Diário de Notícias, seguindo até o local de chegada, em frente ao Jockey Club.

Veja o mapa:

Principais bloqueios e desvios de trânsito
– Desvio do trânsito da av. Padre Cacique, Centro/bairro: 6h10min (Pinheiro Borda, Taquari, …)
– Bloqueio da av. Diário de Notícias, total: sábado, às 22h – Bairro/Centro, domingo à 0h – Centro/bairro
– Bloqueio av. Mauá, total: 5h30min (a partir da Bento Martins)
– Bloqueio da av. Edvaldo Pereira Paiva, total, nos dois sentidos: 6h
– Desvio do trânsito da av. Icaraí, Centro/bairro: 6h30min (Coronel Claudino, Tamandaré, …)
– Bloqueio do cruzamento das avenidas Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva: 6h
– Wenceslau Escobar, Centro/bairro: 6h30min (entre a Diário de Notícias e a Copacabana)
– Bloqueio da av. João Pessoa, Centro/bairro: 6h40min
– Bloqueio da av. Azenha, Centro/bairro: 7h

Informações sobre mais bloqueios e desvios, inclusive do transporte coletivo, podem ser obtidas pelo fone 118, ou pelo site da EPTC: www.eptc.com.br. As informações ainda vão ser atualizadas, em tempo real, pelo Twitter @EPTC_POA. O esquema pode sofrer alterações até o início do evento, conforme a necessidade.

O evento é realizado pelo Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), com apoio da Prefeitura, Brigada Militar, Polícia do Exército e Guarda Municipal. A Maratona possibilita o credenciamento de índices para os Jogos Olímpicos do Japão.