Bolsonaro: tendência do governo é vetar franquia de bagagem

Prazo para a sanção vai até 17 de junho

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, durante transmissão semanal ao vivo no Facebook, que a tendência é de que vete o dispositivo que determinou a gratuidade no despacho de bagagens aéreas em voos operados dentro do País. A volta da franquia de bagagem, aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, entrou de última hora no texto da Medida Provisória (MP) 863/2018, que permite 100% de participação de capital estrangeiro em empresas aéreas com operações no Brasil. A medida agora precisa ser sancionada pelo presidente da República para entrar em vigor. O prazo para a sanção vai até 17 de junho.

“A minha tendência é vetar esse dispositivo”, disse o presidente. Bolsonaro afirmou que também quer ouvir a opinião de seguidores dele sobre o assunto, mas que a decisão está praticamente tomada.

“Quando lá atrás passou a cobrar [pelo despacho], não diminuiu [o preço das passagens]. Mas, naquela época, por coincidência, aumentou o preço do petróleo lá fora, o dólar variou também de preço. E, não adianta, no final das contas, você vai pagar a conta. No momento, eu digo para vocês, estou convencido, [mas] posso mudar, a vetar o dispositivo”.

Leia mais:

Anac e Cade pedem que Bolsonaro vete franquia de bagagem