Linhas de ônibus de Alvorada sofrem novas mudanças a partir desta quarta-feira

Para moradores, situação ainda não foi resolvida pela empresa VAL

Alvorada
Foto: Jonathas Costa / O Alvoradense / CP

O transporte coletivo de Alvorada vai sofrer novas alterações a partir desta quarta-feira. Há uma semana, a tabela dos ônibus no município foi modificada pela empresa Viação Alvorada. A VAL justificou a medida alegando a queda do número de passageiros.

As primeiras mudanças, no entanto, não agradaram os usuários. Segundo Raimensom Pires, um dos coordenadores do grupo Acorda Alvorada, os veículos deixaram de circular no interior dos bairros. “A primeira mudança que a VAL fez, que afetou a vida da comunidade, foi trocar os nomes [das linhas]”, afirmou. A medida provocou confusão entre os usuários. Segundo Pires, a VAL “diminuiu as linhas e colocou mais circulação, só que ela não está colocando nos pontos antigos”.

A Viação Alvorada afirma que as novas mudanças tiveram como objetivo atender às reclamações registradas no sistema de atendimento da empresa. Em entrevista ao Correio do Povo, o assessor administrativo Ronaldo Antunes disse que houve acréscimo de horários em determinados locais. Antunes foi procurado pela reportagem da Guaíba, mas não foi encontrado.

As linhas C101H, C102H, C201 e C206 devem atender mais paradas no Centro da cidade. Haverá ainda ampliação de horários nas linhas que atendem os bairros Nova Americana/Tupã e Nova Alvorada. Para Raimensom, a nova mudança é uma ilusão: “as pessoas querem que voltem os horários antigos, os itinerários antigos”, pontou.

Atualmente, Alvorada conta com uma frota de 39 ônibus em 11 linhas municipais. Todos são adaptados para cadeirantes, com sistema de GPS e câmeras.