Com câmeras e medidores de radiação, Prefeitura lança edital para relógios de rua na Capital

Concessionária vai operar 168 modelos por um período de 20 anos

Foto: Reprodução / Twitter Prefeito Nelson Marchezan Jr

A Prefeitura de Porto Alegre lançou na manhã desta segunda-feira, em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, o edital para a concessão de 168 Relógios Eletrônicos Digitais (REDs) de rua na cidade. O sistema está fora de operação na Capital desde julho de 2015. De acordo com o Executivo municipal, os novos modelos terão um dos sistemas mais modernos do país: além da hora e temperatura, os serviços incluirão câmeras de segurança, medidores de radiação solar, incluindo um painel do cidadão com informações diárias, e poderão ter wi-fi gratuito.

O texto foi publicado hoje no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e determina regras de instalação, conservação e manutenção por um período de 20 anos. O valor inicial do contrato é de R$ 11,5 milhões, com reinvestimento previsto de R$ 5 milhões, além de exploração publicitária pela concessionária.

O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Barros Ribeiro, estima que a assinatura do contrato com a empresa vencedora ocorra até o último trimestre deste ano. “Após a publicação do edital são 45 dias até o recebimento da proposta. O próximo período depende do número de proposta, pois temos avaliação técnica além da avaliação de preços. Uma vez selecionada a empresa com a melhor proposta, mais 45 dias para instalação do protótipo. Sendo bem sucedido e avaliado pela prefeitura, assinamos o contrato. Nós imaginamos que isso ocorra no último trimestre do ano”, afirma.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr, ressaltou que o mesmo modelo de concessão dos relógios poderão ser aplicados em outros programas da prefeitura como, por exemplo, paradas de ônibus. “É um modelo de concessão que não é tão transformador na vida das pessoas, mas é um modelo que será aplicado em toponímicos e paradas de ônibus. A gente também quer avançar em outras questões. Os relógios trazem um volume de outros serviços que agregam em outros programas da prefeitura como câmeras de segurança onde serão instaladas em todos os relógios”, afirma.

As empresas interessadas na concessão dos relógios de rua serão conhecidas durante abertura dos envelopes que irá acontecer no dia 8 de julho, às 14h30min, na Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 301.