Sindicância vai apurar supostas fraudes na saúde em Estância Velha

Prefeitura também exonerou dois integrantes de Secretaria, investigados pela Polícia Civil

Foto: Polícia Civil./Divulgação./

A prefeita de Estância Velha, Ivete Grade, se pronunciou, nesta quarta-feira, sobre as investigações envolvendo supostas fraudes em exames e consultas no município. Além de exonerar dois integrantes da Secretaria Municipal da Saúde, a prefeitura abriu sindicância para apurar o caso.

Os dois foram presos, nessa terça, durante operação da Polícia Civil. Também houve a prisão de uma ex-secretária, de três empresários e de dois funcionários de uma clínica contratada pelo município.

“Ficamos sabendo de tudo através da imprensa e da Polícia. Nenhum morador nos procurou para prestar queixa sobre demora ou não na realização de algum exame ou consulta”, disse Ivete, afirmando que a cópia do inquérito policial deve auxiliar na sindicância, que visa detalhar quantos pacientes tiveram prejuízo.

O prazo para a investigação é de no mínimo 90 dias, segundo o assessor jurídico da prefeitura, Leonardo Macedo.

Conforme as investigações da Polícia Civil, exames como de raios X, ecografia e tomografia não foram realizados, ou executados em parte pela clínica contratada, apesar de terem sido integralmente pela secretaria.

A administração municipal ainda se colocou à disposição do Ministério Público, da Polícia Civil e da Câmara de Vereadores, que abriu uma CPI a fim de investigar o caso.

“Se for comprovada a fraude, os responsáveis devem ser punidos justamente por envolver uma secretaria tão vital para a nossa população”, complementou a prefeita, que assumiu a pasta da Saúde paralelamente ao cargo.

O assessor jurídico esclareceu que não é possível rescindir o contrato com a clínica envolvida por conta de a situação ainda estar em fase de investigação, sem nada comprovado. “A partir de agora, a fiscalização nos contratos licitatórios vai ser ainda mais rigorosa”, enfatizou.