Reaproveitamento da casca de arroz é aposta de Heinze para o desenvolvimento

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Luis Carlos Heinze participou nesta quinta-feira, 9, da inauguração de uma fábrica de sílica em Itaqui. A unidade utiliza materiais provenientes de recursos renováveis, com sustentabilidade e uma produção sem efluentes. Trata-se de uma unidade da Oryzasil – sílicas naturais.

Em 1999, durante o primeiro mandato como deputado, Heinze levou o professor da Universidade de São Paulo (USP), Milton Ferreira de Souza, para uma reunião com os representantes da indústria do arroz da Fronteira Oeste gaúcha, no município de São Borja. Na oportunidade, o professor apresentou um estudo sobre as propriedades da casca do arroz. O encontro movimentou a indústria de tal mameira que um ano depois, a empresa Camil, em Itaqui, inaugurava uma usina termoelétrica, abastecida à base de palha de arroz, com a produção de 4 megawatts de energia.

Ainda durante a reunião de 1999, o senador falou que um dia a casca do arroz valeria mais que o próprio arroz, tal a sua versatilidade. “Esta inauguração é a prova de que nossos estudos estavam corretos e que, naquela época, fizemos bem em incentivar as pesquisas que apontavam pra produção sílica. Na primeira etapa transformamos a casca de arroz em energia limpa, que não polui o meio ambiente. Agora estamos, em um segundo momento, com a tecnologia apropriada para a sílica”, afirmou o senador. O senador também destacou que a unidade de Itaqui servirá como modelo para toda a indústria orizícola do estado, gerando renda e emprego agora através da produção sílica também.

A fábrica é a primeira do gênero no mundo a focar na sustentabilidade, com a eliminação das águas residuais, utilizando cascas de arroz como matéria-prima, na produção sílica e energética. A Oryzasil foi fundada pelo grupo alemão Ferrostaal, que desenvolveu uma solução para o problema ambiental das cascas de arroz.

Hoje, 70% da produção nacional de arroz está localizada no Rio Grande do Sul. Itaqui é a segunda maior região produtora do estado. A planta da fábrica possui uma caldeira cujo sistema foi projetado para otimizar a combustão das cascas. A Oryzasil tem uma capacidade de queima de 20 toneladas/hora, podendo gerar energia equivalente ao abastecimento de uma cidade com cerca de 200 mil habitantes.

A estratégia da unidade é focar no mercado de pneus, os chamados pneus verdes ou pneus de alta eficiência energética, que podem economizar de 5% a 10% de combustível e, como consequência, reduzir as emissões de CO2. “Associamos o importante conceito de sustentabilidade à tecnologia inovadora. Isso demonstra, que em um mundo moderno, a alta tecnologia, pode andar de mãos dadas com o meio ambiente”, afirmou Marcus Vinicius Souza, diretor administrativo da planta.