PDT define indicação para presidência da Famurs nesta segunda-feira

Disputam a vaga os prefeitos de Gentil, Alcemir Dalmagro,; de Palmeira das Missões, Eduardo Freire; e de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy

Prédio da Famurs. Foto: Divulgação Coletiva.net

O nome do próximo presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) será conhecido no início da noite desta segunda-feira. Pelo sistema de rodízio, cabe ao PDT a indicação para chefiar a entidade no período de julho de 2019 a julho de 2020. A votação começou às 8h da manhã e termina às 17h.

Três prefeitos disputam a indicação da sigla: Alcemir Dalmagro, de Gentil; Eduardo Freire, de Palmeira das Missões; e Giovani Amestoy, de Caçapava do Sul. Inicialmente, haviam cinco candidatos, mas dois desistiram. Todos os 156 prefeitos e vice-prefeitos da legenda estão aptos a votar.

Sistema de rodízio chega ao fim

O atual regimento da Federação aponta que as quatro siglas que elegeram mais prefeituras no Estado fazem a indicação para a presidência da entidade em sistema de rodízio. No período 2017-2018, a Famurs foi comandada pelo prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira (PP). O atual presidente, o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin (MDB), comanda a entidade no período 2018-2019. Neste ano, o PDT faz a indicação e em 2020 será a vez do PT.

Após uma mudança no estatuto da Famurs, o rodízio, a partir das próximas eleições municipais (2020), passa a ser aplicado entre os três partidos com maior número de eleitos, com um quarto ano de escolha livre. Do primeiro ao terceiro ano, cada legenda pode indicar de três a dez nomes. Além disso, todos os 497 prefeitos terão direito a voto. No quarto ano, todos os prefeitos eleitos poderão se candidatar, exceto se pertencerem aos partidos que já compuseram o rodízio.

O novo sistema passa a vigorar a partir da legislatura de 2021. A Famurs também vai reduzir em 15 dias o período de cada gestão, a fim de antecipar a posse dos mandatários de julho para março.