Definida programação cultural da Noite dos Museus 2019

Evento ocorre no dia 18 de maio em 14 pontos da Capital

Foto: Felipe Fraga / Divulgação

O Noite dos Museus 2019, que ocorre no dia 18 de maio, já teve programação cultural definida. Na quarta e maior edição, o evento abre 14 espaços culturais de Porto Alegre, das 19h à 1h, com mais de 60 apresentações com entrada grátis.

Além de realizar as já tradicionais performances musicais dentro dos museus, o projeto também leva teatro, dança, literatura e bate-papo para o interior das instituições. Também estão confirmados um palco na Praça da Alfândega e algumas intervenções culturais nas ruas do Centro Histórico.

Música

A programação musical, assim como nas três primeiras edições, busca destacar as produções gaúchas, com pocket shows de nomes como Duca Leindecker, Frank Jorge, Arthur de Faria, Gelpi e Bibiana Petek. A edição de 2019 também conta com propostas experimentais e pouco conhecidas do grande público, como a da artista Carina Levitan produzindo diferentes sonoridades a partir de objetos do cotidiano.

Dança

A dança ganha espaço no evento em três montagens: o espetáculo “Tóin: Dança para bebês”, da Muovere Cia de Dança, voltado para o público da primeira infância e os pais; a montagem “Manchas Urbanas”, que circula pelas ruas do Centro; e uma performance da Geda Cia de Dança, com o espetáculo “Uma noite para criar, um dia para dançar”, baseado em cartas de amor trocadas entre o governador Júlio de Castilhos e a esposa, Honorina.

Literatura

A literatura também é representada na programação. O Especial Slam Peleia, uma edição do campeonato de poesia falada, integra o evento com objetivo de oportunizar o acesso a essa proposta artística.