Meio milhão de contribuintes do RS ainda não entregaram declaração do IR

Prazo termina em quatro dias

Receita espera receber 32 milhões de declarações | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A quatro dias do fim do prazo, cerca de 8,9 milhões de brasileiros, sendo 500 mil no Rio Grande do Sul, ainda não acertaram as contas com a Receita Federal. Até as 17h de hoje, o órgão havia recebeu 21,65 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, equivalente a 71% do esperado para 2019. Do Rio Grande do Sul, foram processados 1,6 milhão de formulários, para um total estimado em 2,1 milhões.

O prazo para envio da declaração começou em 7 de março e vai até as 23h59min59s de terça-feira, dia 30. A expectativa da Receita Federal é receber 30,5 milhões de declarações.

Quem não entregar o IR fica sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor, porém, pode chegar a 20% do total devido.

Como declarar

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, também disponível na homepage da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.