Cl4udIA é anunciada pela Agres Agricultura como inovadora mudança na agricultura

Foto: Divulgação

Máquinas que podem realizar tarefas que são características da inteligência humana, capazes de avaliar, aprender e resolver problemas tomando a melhor decisão em frações de segundos. A proposta parece futurista, mas já é realidade e está sendo apresentada, pela primeira vez, no Agrishow 2019, principal feira do setor de máquinas agrícolas que ocorrerá de 29/abril a 3/maio, em Ribeirão Preto, SP, pela paranaense Agres Agricultura Inteligente, uma das líderes de mercado no segmento de tecnologias para
Agricultura de Precisão.

Com uma proposta inovadora, a Agres anuncia a Cl4udIA – uma alusão a Cloud (nuvem) + Inteligência Artificial, dois pilares da quarta revolução industrial, a famosa Indústria 4.0, aplicada na Agricultura e que deve mudar, completamente, o manejo das lavouras e os índices de produtividade. O foco inicial deste projeto é atuar para o mercado de implemento agrícola que deverão ser os principais usuários e divulgadores da novidade.

“A indústria nacional deste setor já está percebendo que precisa se reinventar para não
virar dinossauro. A competição só aumenta e sobreviverão somente os mais preparados. Então, apostamos bastante que ela será nossa parceira na difusão desta revolução”, sinaliza Rafael Klein, diretor comercial da empresa.

Inserida no IsoFarm, um produto da Agres, Cl4audIA vai trabalhar, inicialmente em duas atividades do plantio, a fertilização e a pulverização. “Com apoio de um sistema de visão embarcada e processadores de última geração, associados a nossa plataforma de IA preparada para selecionar plantas, um sistema de pulverização tradicional, por exemplo, se torna capaz de deixar a aplicação mais efetiva, atuando onde é realmente necessário. Esta
pulverização seletiva traz um enorme potencial de economia, hoje de até 60%
em insumos, além de ser ambientalmente mais responsável”, afirma o team
leader e diretor de tecnologia da empresa, Ezequiel Kwasnicki, que por mais de dezessete anos trabalhou na IBM, empresa referência em inteligência artificial, com o Watson, plataforma de Inteligência Artificial reconhecida e utilizada amplamente no mercado.