A companhia aérea Avianca Brasil anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, vai operar em apenas quatro aeroportos do país. Os voos da empresa serão concentrados nos aeroportos de Congonhas – em São Paulo, Santos Dumont – no Rio de Janeiro, Presidente Juscelino Kubitschek – em Brasília, e Deputado Luís Eduardo Magalhães – em Salvador. De acordo com tabela disponibilizada no site da companhia, já são quase 2 mil voos cancelados até o próximo domingo. A Avianca Brasil está em recuperação judicial desde o fim do ano passado.
Na última terça-feira, a Infraero informou que começou a exigir o pagamento antecipado para todos os voos programados da empresa. A medida tem intenção de permitir a continuidade das operações da Avianca na rede de aeroportos. O procedimento de cobrança dos valores das tarifas devidas pelas operações de aeronaves (tarifas de pouso e de permanência) e de embarque de passageiros, recebidas por ocasião da venda do bilhete aéreo, ocorrerá no dia anterior ao da decolagem de cada voo.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 18 aeronaves da Avianca Brasil serão devolvidas às empresas de leasing proprietárias das aeronaves. A medida de devolução da Anac deu cumprimento a uma decisão judicial.
Leia mais: Procon da Capital orienta passageiros da Avianca que tiveram voos cancelados