Procon da Capital orienta passageiros da Avianca que tiveram voos cancelados

Conforme companhia aérea, já são quase 2 mil voos cancelados até o próximo domingo

Foto: Arquivo/ABr

O Procon Porto Alegre monitora as atividades da companhia aérea Avianca Brasil no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O objetivo é prestar esclarecimentos e orientações aos passageiros com voos cancelados. A companhia aérea anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, vai operar apenas nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Brasília e Salvador. Até o próximo domingo, quase 2 mil voos estão cancelados, segundo informação disponibilizada no site da companhia.

A diretora executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, recomenda que os consumidores guardem toda a documentação referente à compra da passagem e de outras despesas relacionadas à viagem cancelada (hospedagem, despesas de transporte, alimentação). Também é importante ter em mãos qualquer documento que comprove eventuais danos sofridos (frustração de férias, perda de eventos sociais e profissionais), o que é fundamental para quem tem interesse em buscar reparação judicial.

Nessa quarta-feira, a equipe de fiscalização do Procon Porto Alegre notificou a Avianca pedindo esclarecimentos sobre o tratamento dado aos consumidores que tiveram voos cancelados. A empresa informou que, quando possível, está reacomodando os passageiros em voos operados por outras companhias aéreas. A prioridade seria para aqueles que estão fora de seu domicílio e necessitam retornar. Aos demais, a orientação é que seja solicitado o reembolso do valor integral da passagem, o que estaria sendo efetivado em até sete dias. Para quem adquiriu passagens em agência de viagens ou site de vendas, a orientação é que as compensações sejam buscadas nestes estabelecimentos.