Conselheiro tutelar acusado de exploração sexual é afastado temporariamente em Porto Alegre

Determinação é de que o funcionário tire férias de 15 dias, para que sejam concluídas as investigações

Foto: Divulgação/MP

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte decidiu por afastar, temporariamente, um conselheiro tutelar acusado de exploração sexual de menores, em Porto Alegre. Conforme a responsável pela Pasta, Comandante Nádia, a determinação é de que o funcionário tire férias de 15 dias, para que sejam concluídas as investigações por parte do Ministério Público e da Polícia Civil. “A partir de amanhã ele entra em férias. É uma maneira legal, neste momento, de afastá-lo das atividades”, disse.

Nessa manhã, o MP e a Polícia cumpriram mandados de busca e apreensão em uma unidade do conselho tutelar da Capital. Foram apreendidos computadores, laptop, pendrives e um celular pertencente ao Conselho, que serão encaminhados à perícia. Conforme as investigações, ficou comprovado que o conselheiro, de 36 anos, tinha o costume de acessar, dentro da unidade em que atendia, no bairro Bom Jesus, sites internacionais de pedofilia e também de agenciamento de programas sexuais, usando computadores do local.

Conforme denúncias, ele mantinha conversas de conotação sexual com as jovens em redes sociais, além de pedir imagens delas sem roupa. Ele também é suspeito de agenciar programas sexuais para as jovens e receber o pagamento dentro da unidade do Conselho. Além do crime de exploração sexual de menores, deve ser averiguada também a possibilidade de existência de improbidade administrativa, tendo em vista a violação do dever e da conduta ética.