MP cumpre mandado em unidade do Conselho Tutelar de Porto Alegre por suspeita de exploração sexual

Conselheiro tutelar é suspeito de utilizar dependências do órgão, no bairro Bom Jesus, para agenciar programas sexuais com adolescentes

Foto: Divulgação/MP

O Ministério Público e a Polícia Civil cumpriram, na manhã desta quarta-feira, mandados de busca e apreensão em uma unidade do conselho tutelar de Porto Alegre por suspeita de exploração sexual de menores por parte de um conselheiro. Os agentes vistoriaram a unidade da Microrregião 3, na zona Leste da Capital.

No local, assim como na residência do suspeito, foram apreendidos computadores, laptop, pendrives e um celular pertencente ao Conselho, que serão encaminhados à perícia. Conforme as investigações, já durante a operação ficou comprovado que o conselheiro, de 36 anos, tinha o costume de acessar, dentro da unidade em que atendia, no bairro Bom Jesus, sites internacionais de pedofilia e também de agenciamento de programas sexuais, usando computadores do local.

Diversas denúncias pesaram contra o homem, inclusive de mães e parentes de adolescentes vítimas do suspeito. Conforme as denúncias, ele mantinha conversas de conotação sexual com as jovens em redes sociais, além de pedir imagens delas sem roupa. Ele também é suspeito de agenciar programas sexuais para as jovens e receber o pagamento dentro da unidade do Conselho. Uma delas contou ter presenciado outras adolescentes “cobrando” o homem por programas dentro da unidade.

Ainda de acordo com a adolescente, as demais menores pediam atendimento apenas com o suspeito alegando que queriam buscar o dinheiro dos “perfumes”, termo usado para designar os programas que faziam. Na sequência, elas eram levadas a conversar em um local separado. Segundo o MP, não houve prisão em flagrante, porque o conselheiro tinha como estratégia “apagar as conversas”, o que demanda o trabalho da perícia para recuperar esses supostos arquivos no celular.

Além do crime de exploração sexual de menores, deve ser averiguada também a possibilidade de existência de improbidade administrativa, tendo em vista a violação do dever e da conduta ética.

O que disse o Conselho Tutelar

Em nota, a pasta de Desenvolvimento Social e Esporte, a quem o Conselho Tutelar é administrativamente vinculado, informou que “tão logo tomou conhecimento do fato, envolvendo o conselheiro tutelar da microrregião 3, se colocou inteiramente à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários, bem como orientou a Coordenação-Geral do Conselho Tutelar a fazer o mesmo. Seguindo a orientação do Executivo Municipal tudo o que foi solicitado foi entregue às autoridades.” Além disso, uma reunião ocorre, na tarde de hoje, para definir o futuro do servidor.

O que disse o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O órgão afirmou que ainda não foi comunicado oficialmente da questão envolvendo o suspeito, e que o tema é tratado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte.

Fechamento nesta quarta

A Prefeitura também informou que, em razão dos acontecimentos envolvendo o conselheiro tutelar da Microrregião 3, a unidade da rua São Felipe, 140, no bairro Bom Jesus, permanece fechada nesta quarta-feira. Os atendimentos podem ser buscados no Plantão Central, na rua Giordano Bruno, 335.