Com 41 casos de dengue, bairro da Capital recebe 20ª aplicação de inseticida nesta quinta

Devem ser pulverizados trechos de seis ruas e uma praça

O bairro Santa Rosa de Lima, na zona Norte de Porto Alegre, recebe, nesta quinta-feira, a 20ª aplicação de inseticida, em 2019, para combater os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. As equipes percorrem sete trechos da região, a partir das 9h30min, em função do surgimento de mais um caso autóctone de dengue (quando o paciente adoece sem viajar).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, chega a 41 o número de pacientes que desenvolveram a doença na mesma região – cinco a mais em relação ao início da semana. O balanço, que também contabiliza cinco casos importados de dengue e um de febre chikungunya, em outras partes da cidade, deve ser atualizado na segunda-feira que vem.

Nesta quinta, devem ser pulverizados trechos de seis ruas e uma praça:

– Trecho da rua Manoel João Martins, entre a rua Maria Dorvalina Borges e a passagem para a rua São José;

– Rua Jaci Costa;

– Praça Rubens Medeiros;

– Trecho da rua José Lamaison Porto, entre as ruas Maria Dorvalina Borges e São José;

– Trecho ímpar da rua Ricardo Domingues;

– Trecho da rua Maria Dorvalina Borges, lado par, entre as ruas Ricardo Domingues e Manoel João Martins;

– Trecho da rua Ana Maria Zardim, entre a rua V – Vila Nova Santa Rosa e a av. Bernardino de Oliveira Paim.

A SMS salienta a importância de a população local eliminar os focos de água parada, verificar e cobrir com tela ralos e calhas que possam estar entupidas, descartar objetos inservíveis e descartar o lixo corretamente.

“A aplicação de inseticida não mata as larvas, que crescem em depósitos de água e, ao se transformarem em mosquitos adultos, podem manter a transmissão do vírus na região ao picarem pessoas doentes e, após, picarem pessoas sadias, passando o vírus sucessivamente”, explica.

Ele salienta que, em caso de sentir sintomas compatíveis com a dengue, pessoas da comunidade devem procurar atendimento médico e referir que reside em área com transmissão da doença. Para sexta-feira, o DMLU agendou uma operação Bota-Fora na região.