Começou nesta segunda-feira a coleta de assinaturas para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura do Milho na Assembleia Legislativa. Autor da proposta, o deputado estadual Elton Weber (PSB) será o presidente, tendo como vices os deputados Ernani Polo (PP) e Sérgio Turra (PP). A intenção é criar políticas públicas de armazenagem, incentivo ao aumento da produção e retenção do grão no Rio Grande do Sul para atender a cadeia produtiva da proteína animal.
A demanda partiu da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Sindicato das Indústrias de Produtos Suíno do Estado do Rio Grande do Sul (Sips) e Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat-RS). A estimativa da Emater para safra 2018/2019 é que o Estado colha 4,6 milhões de toneladas, o que indica déficit ao redor de 1,5 milhão de toneladas. Com problemas na safra da Argentina e o alto custo do milho do Centro Oeste, em abril a ASGAV deve importar 100 mil toneladas dos Estados Unidos.
“Acredito que para evoluir, aumentar a produtividade e a produção e milho no Estado, precisamos estabelecer um programa de fomento à produção gaúcha. Contratos futuros e armazenagem são temas que também precisam vir para a discussão, caso contrário continuaremos dependentes do produto de outros estados, e exportando impostos e lamentando o baixo preço recebido pelo produtor e o alto custo pago pela agroindústria.”