‘Desentendimentos pessoais acontecem’, diz Paulo Guedes

Ministro minimizou bate-boca em comissão na Câmara dos Deputados e disse confiar na capacidade dos políticos em aprovar a reforma da Previdência

Ministro da Economia, Paulo Guedes, esteve na CCJ da Câmara dos Deputados nesta semana. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Dois dias após protagonizar um bate-boca na Câmara dos Deputados, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (5) estar tranquilo quanto ao andamento da reforma da Previdência.

O ministro não se referiu diretamente ao episódio envolvendo o deputado Zeca Dirceu (PT-SP), mas minimizou o que chamou de “ruídos”.

“Uma coisa são os humores pessoais, desentendimentos eventuais de personalidades… essas coisas acontecem, são ruídos. O que interessa é a dinâmica maior dos eventos”, afirmou a uma plateia de empresários durante o Fórum Empresarial Lide, em Campos do Jordão (SP).

Na quarta-fiera (3), o Zeca Dirceu chamou Guedes de “tigrão” com os pobres e “tchutchuca” com os ricos.

O ministro se irritou e gritou: “tchutchuca é a mãe, a avó”. A sessão da Comissão de Constituição e de Justiça e Cidadania precisou se interrompida após o bate-boca.

Ele reconheceu, no entanto, que o modelo proposto pelo governo — que pretende economizar R$ 1 trilhão em dez anos — pode não ser integralmente aprovado. Admitiu a chance de haver apenas “um remendo”, mas pontuou ser importante a discussão da Previdência em Brasília.