Ranolfo promete reforço de Segurança a comerciantes da Cidade Baixa

Bairro gera cerca de 3 mil empregos diretos nos setores de alimentação, lazer e entretenimento

Foto: Rodrigo Ziebell/ SSP

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, reuniu-se com representantes da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa (ACCB), na tarde desta quarta-feira. Acompanhado do comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Rodrigo Mohr, do delegado Fernando Soares, diretor da Delegacia regional de Porto Alegre, e do delegado Paulo César Jardim, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, Ranolfo recebeu dos comerciantes um diagnóstico da situação da Cidade Baixa na área da Segurança. “Mobilizamos estas estruturas para que haja um alinhamento rápido das iniciativas a serem desencadeadas. Passaremos as orientações e ainda nesta semana daremos início a uma série de ações visando à pronta resposta para as demandas apresentadas”, assegurou.

Atualmente, a Cidade Baixa gera cerca de 3 mil empregos diretos nos setores de alimentação, lazer e entretenimento. De acordo com Maria Izabel Nehme, consultora contratada pela ACCB, o temor é de quebra da imagem que o bairro conquistou ao longo das últimas décadas. “Queremos que ele mantenha a atividade e a sua principal característica. As pessoas começaram a deixar de imaginar a Cidade Baixa como um centro da boemia e da gastronomia e passaram a vê-la como um local perigoso”, alertou.

Entre as determinações do secretário, está o reforço do policiamento ostensivo, observando o volume de pessoas no bairro de acordo com os dias da semana. A ACCB vai repassar imagens, para auxiliar os trabalhos de investigação e demais ações.

Uma próxima reunião ocorre em meados de fevereiro com a presença de representantes da Prefeitura de Porto Alegre. A intenção da SSP é estabelecer um trabalho integrado, alinhando procedimentos e resolvendo problemas de segurança, agravados com as mortes de três pessoas, executadas perto das 4h do domingo passado, na rua João Alfredo.