Pesquisadores descobrem que soja com menos folhas produz mais

O artigo apontou ainda que as plantas acabam desperdiçando recursos como água, carbono e nitrogênio em folhas inúteis

Foto: Soja/Divulgação

Um estudo recente publicado na revista Global Change Biology, realizado por pesquisadores do Instituto de Biologia Genômica da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apontou que as plantas de soja com menos folhas produzem quantidade maior de grãos. Os cientistas removeram cerca de um terço das folhas emergentes da soja e descobriram um incremento de 8% no rendimento das sementes. A justificativa no rendimento é colocada na conta do aumento da fotossíntese, à diminuição da respiração e ao desvio de recursos que seriam investidos mais nas folhas do que sementes.

O autor da pesquisa, Stephen Long, afirmou que “atualmente, só alcançamos um aumento anual de 1% nos rendimentos devido a melhorias nas lavouras, que desaceleraram na última década. Essa taxa é insuficiente para atender às necessidades de segurança alimentar global, onde precisamos produzir de 70% a 100% a mais de alimentos até 2050”, concluiu.

O artigo apontou ainda que as plantas de soja produzem “muitas folhas, a maioria das quais são sombreadas e ineficientes”, então acabam desperdiçando recursos como água, carbono e nitrogênio.

“A soja é uma das quatro principais culturas básicas e também a mais importante fonte de proteína vegetal do mundo. Se pudermos aumentar o rendimento da soja, podemos resolver os problemas de demanda de proteína e produção de alimentos ao mesmo tempo”, concluiu o pesquisador.