Culpada ou inocente? Deixe a série “Alias Grace” envolver você

Narrativa nos mostra Grace Marks, acusada de matar o patrão e a governanta em 1843

Imagem: Divulgação.//

Mistérios e muitas dúvidas. Esses são os ingredientes principais da série Alias Grace. Uma original da Netflix, a produção é baseada em uma história real. A série já foi finalizada e é bem curtinha: uma temporada com seis episódios de 40 minutos cada.

A narrativa se passa nos anos de 1800 e nos mostra Grace Marks, imigrante irlandesa no Canadá, de infância difícil, que começa a trabalhar como empregada na casa de famílias mais afortunadas. Grace desembarcou no Canadá em 1840 e três anos depois, aos 16 anos, foi condenada pelo assassinato de Thomas Kinnear, proprietário da fazenda onde trabalhava, e suspeita da morte de Nancy Montgomery, a governanta da casa.

A condenação de Grace dividiu opiniões. A jovem alega ter sido incriminada e usada por James McDermott, funcionário da casa, de caráter duvidoso e que foi condenado à forca.

Grace foi condenada e cumpre sua pena entre sanatórios e a prisão. Um conselho canadense reabriu o caso, após 16 anos. O objetivo é desvendar se ela é vítima ou culpada, embora os principais membros do conselho torçam por uma absolvição, tendo em vista seu comportamento dócil e face quase angelical.

Grace, inocente ou culpada? / Imagem: Divulgação./

Neste cenário, o médico psiquiatra Simon Jordan é convidado para analisar a mente de Grace. Durante os seis episódios, veremos a vida de Grace desde o dia em que ela chegou no Canadá, até o crime.

A narrativa é extremamente bem feita, sem se arrastar, e despertando curiosidade no expectador. Na maior parte do tempo, é possível acreditar que Grace é inocente. Em alguns momentos, duvidamos. Em outros, a culpa parece óbvia.

Para quem for assistir, não espere conclusões óbvias. Alias Grace vai mexer com sua capacidade de percepção. Cuidado para não serem manipulados.

Entre os destaques da série estão a fotografia, trilha sonora e elenco. Inspirada na obra da escritora Margaret Atwood, Alias Grace mostra ao público problemas como violência doméstica, alcoolismo, abuso sexual e o machismo.

Sarah Gadon da vida a Grace, enquanto Edward Holcroft interpreta o psiquiatra James. Além destes, estão no elenco: Anna Paquin, Paul Gross, Zachary Levi, Kerr Logan, Michael Therriault, entre outros. A serie tem a direção de Mary Harron e foi adaptada por Sarah Polley.