Em vídeo, Bolsonaro pede apoio para “mudar destino do Brasil”

Presidente eleito toma posse na tarde de hoje

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, divulgou há pouco no Twitter um vídeo no qual pede apoio da população para “mudar o destino do Brasil”.

Ele gravou minutos antes de deixar a residência oficial da Granja do Torto para se deslocar à cerimônia de posse, na Esplanada dos Ministérios.

“Eu quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus por estar vivo, e depois, a você, cidadão brasileiro, pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho. Nós pretendemos, sim, mudar o destino do nosso Brasil, mas para tanto precisamos continuar tendo o seu imprescindível apoio. Cidadãos brasileiros, até daqui a pouco na nossa posse. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, disse o novo presidente.

Comitiva presidencial deixa Granja do Torto

A comitiva saiu há pouco da residência da Granja do Torto em direção à Esplanada dos Ministérios para a cerimônia de posse presidencial. O carro com Bolsonaro e a primeira dama, Michelle Bolsonaro saiu acompanhado por batedores pouco depois das 14h10min, horário previsto na programação da posse. O trajeto até a Esplanada é de cerca de 13km.

Os batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegaram ao local por volta de 13h. No momento da saída da comitiva, cerca de 200 eleitores do presidente eleito, trajados com camisas de apoio e bandeiras do Brasil, saudaram a comitiva.

Bolsonaro, familiares e amigos passaram o Réveillon no Torto. Pouco depois da meia-noite, Bolsonaro utilizou uma rede social para desejar “Feliz 2019” e convidar apoiadores para a posse. Além da mulher e dos filhos, a mãe dele, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 91 anos, e irmãos se hospedaram na Granja do Torto.

Posse

A cerimônia de posse de Bolsonaro está prevista para começar às 14h45min, no horário de Brasília. Nesse horário, o cortejo presidencial deixa a Catedral de Brasília rumo ao Congresso Nacional. No Congresso, Bolsonaro participa da sessão solene de posse.

Em seguida, ocorre a execução do Hino Nacional, com salva de tiros e revista de tropas. Depois, o cortejo segue do Congresso Nacional ao Palácio do Planalto, onde acontece a entrega da faixa presidencial.

A previsão é que Bolsonaro chegue ao Planalto as 16h30min e que receba a faixa presidencial logo em seguida. Na sequência, deve fazer um pronunciamento oficial à Nação. A recepção no Itamaraty está prevista para começar as 19h, após Bolsonaro ter recebido os cumprimentos de chefes de Governo e Estado e da nomeação dos ministros no Salão Nobre do Palácio do Planalto.