Pablo Stürmer assume como secretário da Saúde de Porto Alegre

Atual titular da Pasta, Erno Harzheim, vai deixar o cargo para assumir como secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Após o anúncio de que o atual secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, vai deixar o cargo para assumir como secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, em Brasília, a prefeitura já anunciou o substituto. A partir de 1º de janeiro, o atual secretário adjunto, Pablo Stürmer, passa a comandar a Secretaria Municipal.

Ele é médico de Família e Comunidade formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição, e compõe a equipe da gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre desde janeiro de 2017.

O novo secretário garantiu que o planejamento atual para a Saúde da Capital vai manter o o objetivo “de implementar ações e projetos que impactem em melhorias no atendimento à saúde das pessoas.” Já a função de adjunto vai ser abraçada por Natan Katz, atualmente coordenador de Telemedicina da Pasta. Stürmer assume já projetando a abertura de mais cinco Unidades de Saúde com funcionamento no turno estendido, até às 22h.

Gaúchos em Brasília

Além de Erno Harzheim, a atual titular da Secretaria Estadual do Meio-Ambiente, Ana Pellini, também vai compor o futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ela vai ocupar o cargo de secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente. O governador José Ivo Sartori anunciou a indicação, nessa manhã, e garantiu que a profissional vai ser a “segunda pessoa mais importante do ministério”.

A nomeação da servidora gaúcha no novo cargo ainda depende da confirmação da administração federal.