Clube japonês inspirado no Grêmio anuncia Leandro Damião

Kawasaki Frontale divulgou contratação de ex-centroavante do Inter pelas redes sociais

Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

O Kawasaki Frontale, do Japão, anunciou na madrugada desta sexta-feira (horário brasileiro de verão) a contratação do atacante Leandro Damião. Sem informar prazo do contrato, o clube, que é bicampeão japonês, informou o acerto através da conta oficial no Facebook.

Fundado em 1955 como Fujitsu FC, a equipe era amadora e formada por funcionários da companhia de tecnologia e informação especializada em semicondutores, computadores, telecomunicações e outras áreas ligadas. Após várias tentativas de se transformar em profissional, em 1997, conseguiu a independência da empresa e mudou toda a identidade visual do clube. Na época, o primeiro uniforme e o escudo foram inspirados no Grêmio. A última vez que o clube usou a camisa tricolor foi em 2016.

Segunda passagem de Damião garante a 10ª posição entre os artilheiros da história do Inter

Leandro Damião chegou ao Inter em 2009 para integrar a categoria de base e um ano depois fazia um dos gols do título do bicampeonato da Libertadores, na segunda partida da final, contra o Chivas Guadalajara, do México, no Beira-Rio. Em 2013, o centroavante se transferiu para o Santos e teve passagem pelo Cruzeiro, Real Bétis, da Espanha, e Flamengo antes de retornar ao Colorado. Em 2017, foi fundamental no retorno da Série B. Na segunda passagem, fez 49 jogos e marcou 19 gols, com três assistências, se tornando o 10º artilheiro da história do clube ao lado de Adãozinho.

Em 11 de dezembro, o Inter anunciou a saída do centroavante. Além da principal competição do continente, Damião conquistou a Recopa Sul-Americana, em 2011 e três Campeonatos Gaúchos.