Cinco motivos para assistir a série “Downton Abbey”

Produção terminou em 2015, mas segue sendo uma das séries mais premiadas da televisão

Imagem: Divulgação.

Terminei de assistir Downton Abbey neste domingo. Confesso que relutei muito em começar a série, pelo que minha irmã falava, parecia muito parada para o meu gosto. Que grande engano. Na primeira temporada, eu ainda estava de má vontade, mas a família Crawley ganhou meu coração de maneiras que jamais pensei.

A série é uma produção de televisão britânica e se passa, na maior parte do tempo, em uma propriedade fictícia chamada Downton Abbey, na cidade de Yorkshire. A narrativa segue a família Crawley, da aristocracia inglesa. A casa pertence ao Conde de Grantham e lá mora sua mulher e três filhas, além de dezenas de empregados. O enredo apresenta um grande problema de sucessão logo de cara, já que naquela época uma mulher não poderia ser herdeira da propriedade e o casal Grantham não teve filhos homens.

Ao todo, a série tem seis temporadas, com cerca de uma hora cada episódio. A partir da segunda temporada, todas possuem um especial de Natal, de 1h30 de duração. Downton Abbey foi criada por Julian Fellowes e produzida pela companhia Carnival Films para o canal ITV.  A produção ficou no ar entre 26 de setembro de 2010 e 25 de dezembro de 2015. Infelizmente, a série não está mais no catálogo da Netflix.

No elenco estão nomes como Hugh Bonneville, dando vida ao Conde, sua esposa Cora Crawley, interpretada por Elizabeth McGovern e suas filhas, Lady Mary, Lady Edith e Lady Sybil, vividas por Michelle Dockery, Laura Carmichael e Jessica Brown Findlay, respectivamente.

Agora, elenquei cinco razões para vocês darem uma chance a essa grande produção.

Imagem: Divulgação./

1. Downton Abbey é uma série sobre a vida

A série se passa entre os anos de 1912 e 1926. Ao longo das seis temporadas, vemos o desenvolvimento de personagens, o amadurecimento das relações e como uma família tradicional precisa se reinventar para continuar seu legado. A produção é sobre amor, morte e, principalmente, sobre o cotiano e as relações humanas. Talvez demore um pouco para o espectador se acostumar com tantos nomes e funções dos empregados, por exemplo, questionando até mesmo a necessidade de alguém designado para vestir (isso mesmo) seus superiores. Mas, assim como a vida muda, vamos acompanhando diversos valores e tradições sendo questionados e deixados de lado, acompanhando o desenvolvimento da sociedade.

2. História

Imagem: Divulgação./

Downton Abbey apresenta, como poucas produções, a História da época em que está inserida. Logo na primeira temporada o naufrágio do Titanic é um dos panos de fundo. A seguir, veremos a Primeira Guerra Mundial, e como isto afetará a vida de todos. Uma das coisas mais legais de acompanhar é o vestuário. Ao longo dos anos, veremos vestidos, chapéus e penteados mudarem, assim como os direitos das mulheres e as obrigações que elas passam a assumir. A queda daquele estilo de vida, com grandes mansões e diversos empregados, entra na tônica da série na quarta temporada, fazendo com que torçamos para que a grande e imponente casa consiga sobreviver aos novos tempos.

3. Uma narrativa linear e sem erros

É muito difícil uma série não deixar pontas soltas. Mas, Downton Abbey não deixa. Ao fim da jornada, não há uma narrativa inacabada, um personagem esquecido, um arco que não foi fechado. Como o tempo passa de pressa, são seis temporadas que abordam 14 anos, em um episódio até mesmo meses podem se passar. É preciso estar atento para não perder nada.

4. Emoção

Ao contrário do que eu mesma pensava, Downton Abbey é uma série emocionante. Quando acompanhamos tão de perto o dia a dia de uma família, tudo que os faz sofrer também nos dói. Torcemos para Lady Mary ficar com Matthew, que Lady Sybil consiga ser feliz com Tom, que a Ana e Beates parem de sofrer, que Barrow seja uma pessoal melhor e que Lady Edith consiga ser feliz. Assim como nas demais produções, Downton Abbey nos golpeia com duras e inesperadas mortes, mas isso também aumenta a dose de emoção da série.

5. Vai ter filme

Isso mesmo! Caso alguém ainda não saiba, depois do grande sucesso da série, um filme está previso para chegar, com estreia mundial, em 13 de setembro de 2019. O filme continuará a apresentar a saga da família Crawley, com os personagens originais, e a apresentação de novos.