RS: Corteva reúne sojicultores para discutir manejo ideal para controle de doenças

Foto: Reprodução

Desde quinta-feira, a Corteva AgriscienceTM, Divisão Agrícola da DowDuPont, está reunindo em Tupaciretã (RS), produtores rurais interessados em diminuir os prejuízos trazidos às lavouras por doenças, como a ferrugem da soja, por exemplo. Durante o encontro, os produtores tiveram dúvidas com especialistas da agroindústria, representantes da multinacional e com a pesquisadora Mônica Debortoli, do Instituto Phytus. O objetivo foi levar aos sojicultores informações sobre os benefícios do manejo correto. Nesta sexta-feira, o encontro será realizado em Cruz Alta (RS).

Segundo uma circular técnica divulgada recentemente pela Embrapa sobre a “Eficiência de fungicidas para o controle da ferrugem-asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2017/2018”, essa doença é hoje um dos problemas mais severos que os produtores rurais enfrentam no Brasil. Sendo que após a incidência de ferrugem asiática na cultura, os danos podem chegar a comprometer até 90% da lavoura, dependendo da região geográfica.

“Apesar do difícil controle do problema, queremos mostrar aos sojicultores que é possível fazer um manejo adequado. Que nós costumamos chamar de manejo campeão, porque ao respeitar o vazio sanitário, diversificar nas estratégias de controle, utilizar cultivares com tolerância a ferrugem, e de preferência com variedades de ciclo curto, nós conseguimos criar estratégias eficientes para o controle de doenças. Mas, para isso, é preciso que os sojicultores estejam atentos à importância do uso correto de equipamentos e às condições adequadas de aplicação. E também que eles saibam que é fundamental fazer as aplicações, de forma preventiva e não curativa. Nestes encontros, queremos reforçar também que o Manejo Campeão é aquele que respeita a bula e que faz a rotação de fungicidas”, explica Marcus Fiorini, líder de fungicidas da Corteva AgriscienceTM, Divisão Agrícola da DowDuPont no Brasil.

Para incentivar os produtores a seguir as boas práticas agrícolas, garantindo assim, uma lavoura mais produtiva, a Corteva criou a webserie Manejo Campeão, que traz depoimentos de sojicultores que perceberam a importância do manejo para assegurar a sustentabilidade de seus negócios. Conheça mais sobre o projeto no link: https://www.youtube.com/watch?v=XEklKysbQe4.

Sobre a Divisão Agrícola da DowDuPont

A Divisão Agrícola da DowDuPont, uma área de negócios da DowDuPont (NYSE: DWDP), combina os pontos fortes da DuPont Pioneer, DuPont Crop Protection e Dow AgroSciences. Em conjunto, a Divisão Agrícola fornece aos produtores em todo o mundo o portfólio mais completo da indústria, desenvolvido ao longo de um pipeline de pesquisa robusto em germoplasma, traits, biotecnologia e proteção de culturas. A divisão está empenhada em oferecer inovação, ajudando os agricultores a aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar para uma população global crescente. A DowDuPont pretende separar a Divisão Agrícola em uma empresa independente de capital aberto.