Falta de Internet restringe atendimentos na UPA de São Leopoldo

Como o sistema é todo online, acompanhamento completo é mais demorado

O atendimento médico está restrito, nesta terça-feira, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de São Leopoldo por falta de Internet. Segundo profissionais do local, os pacientes estão passando pela triagem com a ficha de atendimento feita de maneira manual. Conforme uma integrante da equipe, sem o sistema, feito totalmente on-line, não há como fazer o acompanhamento médico completo. Durante o fim de semana, o mesmo problema já havia afetado o serviço.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, havia cerca de 50 pessoas aguardando atendimento, inclusive do lado de fora da unidade, localizada no bairro Scharlau. Cansados de esperar, alguns desistiram e foram para postos de saúde. Eneida Gomes afirmou que ficou mais de 5 horas aguardando a liberação do pai. “Chegamos aqui às 6h30min. O atendimento foi muito bom e meu pai foi logo medicado. Fizeram exames de sangue e urina, só que sem Internet os resultados não vêm, aí ele não pode ser liberado”, relatou ela.

A direção da entidade que administra a unidade, a partir de contrato com a prefeitura, ainda não se manifestou sobre a situação. A Secretaria Municipal de Saúde informou que está checando as informações a fim de tentar solucionar o problema.