Eduardo Leite e José Ivo Sartori iniciam processo de transição do governo estadual

Primeiro encontro entre governadores aconteceu na manhã desta segunda-feira no Palácio Piratini

Governadores e vices se encontraram para primeira reunião do processo de transição. Foto: Luiz Chaves

Aconteceu na manhã desta segunda-feira o primeiro encontro do processo de transição do comando do governo gaúcho. A reunião entre o atual governador José Ivo Sartori (MDB) e o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Também participaram do encontro o vice da atual gestão, José Paulo Cairoli (PSD), e o eleito, Ranolfo Vieira Junior (PTB).

Por parte da atual gestão, a coordenação dos trabalhos ficará a cargo do chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú. Da parte do tucano, devem fazer parte da equipe o presidente em exercício do PSDB e coordenador da campanha tucana, Valdir Bonatto, e o ex-secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior. A confirmação dos nomes do grupo de Eduardo Leite deve ser divulgada até esta terça-feira.

As reuniões das equipes devem acontecer no Centro de Treinamento da Procergs, na zona Sul da Capital. Os principais temas dos encontros serão as tratativas para que o atual governo envie ainda neste ano projeto prevendo a manutenção da majoração das alíquotas de ICMS. O governador eleito deve enviar a Sartori uma proposta de projeto para que as atuais alíquotas do imposto sejam mantidas.

Para facilitar o processo de transição, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira o decreto de acesso às informações sobre a atual gestão da administração estadual, como as relativas a atividades exercidas pelos órgãos e entidades, contas públicas e resultados de programas, projetos e ações, incluindo todas as metas e indicadores do Acordo de Resultados. O decreto havia sido assinado por Sartori na última quarta-feira.