Grêmio e River definem o primeiro finalista da Copa Libertadores

Se empatar na Arena, Tricolor ficará a dois jogos do tetracampeonato da competição sul-americana

A noite desta terça-feira promete fortes emoções aos torcedores do Grêmio. Pelo segundo ano consecutivo, o Tricolor, que é o atual campeão, pode decidir a Libertadores da América. Com a vantagem conquistada após a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, na Argentina, basta um empate diante do River Plate para avançar à final. A partida na Arena começa às 21h45min.

Concentração no mais alto nível, garra, dedicação e disciplina tática são alguns ingredientes que o Grêmio utilizou em Buenos Aires e que se mostraram essenciais para derrotar um adversário que também é tricampeão da América. “Na hora em que o jogo começar, o nosso pensamento é de deixar a alma dentro de campo, saber que vai valer a pena correr, lutar, se empenhar nos 90 minutos”, destaca o centroavante Jael.

O Tricolor está cheio de mistérios para o duelo na Arena. O principal deles envolve o atacante Everton, recuperado de lesão muscular. Ontem, na parte do treinamento aberta à imprensa, ele trabalhava normalmente. Estará à disposição de Renato, resta saber se começa a partida ou fica como opção no banco.

Outra dúvida está na zaga, setor no qual o time não terá Kannemann, suspenso. No momento, Paulo Miranda parece à frente de Bressan na concorrência pela vaga ao lado de Geromel. “O treino foi fechado justamente para que a gente não exponha a escalação, até para não mostrar ao adversário”, despistou o atacante Alisson. Se Renato optar por Everton no banco de reservas, Alisson inicia.

“O Everton é um grande jogador que retorna no momento decisivo, ele tem a capacidade de decidir um jogo. Se começar a partida ou entrar depois, vai ser importante para nós”, avalia Jael. O desfalque, mais uma vez, é Luan. Em recuperação de um problema muscular, ele não terá condições de encarar o River. Com isso, o volante Michel segue ao lado de Maicon e Cícero no meio-campo.

“Vai ser um jogo grandioso, é um semifinal entre dois tricampeões. Eu gosto muito desses jogos, eu me transformo dentro de campo”, completou Jael.

River pode ter mudanças

Não é somente pelo lado do Grêmio que há mistério para a semifinal da Libertadores. Surpreendido pela postura do Tricolor no duelo de ida, o técnico do River Plate, Marcelo Gallardo, também adota um tom de mistério e pode fazer alterações na equipe, já que os argentinos precisam vencer na Arena.

O colombiano Quintero recebeu várias críticas da imprensa argentina por não ter feito uma boa partida em Buenos Aires e sua saída é especulada para a entrada de Nacho Fernández. Outra mudança pode ocorrer no ataque. Scocco também não teve bom desempenho no Monumental de Nuñez, e Gallardo poderá optar por Lucas Pratto, trocando um atacante de movimentação por outro mais fixo.

Marcelo Gallardo pode projetar todas as mudanças na equipe, mas não estará na beira do gramado. Ontem, a Conmebol aplicou um jogo de suspensão ao treinador do River Plate, de acordo com o jornal Olé. Não foi divulgado o motivo da punição.

Libertadores – 2º jogo da semifinal

Grêmio

Marcelo Grohe; Leonardo, Geromel, Paulo Miranda e Bruno Cortez; Michel, Maicon, Ramiro, Cícero e Everton (Alisson); Jael.

Técnico: Renato Portaluppi.

River Plate

Armani; Montiel, Maidana, Pinola e Casco; Ponzio, Palacios, Nacho Fernández (Quintero), Pity Martínez e Rafael Borré; Pratto (Scocco).

Técnico: Marcelo Gallardo.

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Horário: 21h45min

Árbitro: Andrés Cunha (URU)

Auxiliares: Nicolas Taran e Richard Trinidad (URU)

Responsável pelo VAR: Leodan Gonzalez (URU)