Presidente do Supremo defende liberdade de expressão nas universidades

Toffoli disse que liberdade de expressão e de manifestação política deve ser garantida

Toffoli é eleito para vaga de ministro substituto do TSE | Foto: Nelson Jr./ SCO / STF

O  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu hoje autonomia e independência das universidades. Em nota divulgada à imprensa, Toffoli disse que liberdade de expressão e de manifestação política deve ser garantida.

As declarações do ministro foram motivadas pela repercussão na imprensa das decisões da Justiça Eleitoral que autorizaram ações policiais e de fiscais eleitorais em diversas universidades públicas para apurar suposta realização de propagandas eleitorais irregulares.

“O Supremo Tribunal Federal, como guardião da Constituição Federal, sempre defendeu a autonomia e a independência das universidades brasileiras, bem como o livre exercício do pensar, da expressão e da manifestação pacífica. Essa liberdade é o pilar sobre o qual se apoia a própria noção de Estado Democrático de Direito. No julgamento da ADPF 130, o Tribunal reafirmou que ‘a Lei Fundamental do Brasil veicula o mais democrático e civilizado regime da livre e plena circulação das ideias e opiniões’”, cita o texto.

PGR vai ao Supremo

Hoje à noite, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciou que vai pedir ao Supremo uma liminar para “restabelecer a liberdade de expressão e de reunião de estudantes e de professores no ambiente das universidades públicas brasileiras”. Dodge, que também é procuradora-geral Eleitoral, vai apresentar ao STF uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

Segundo a PGR, esse tipo de ação busca reparar lesão a princípio fundamental da Constituição que tenha sido provocada por ato do Poder Público. Na avaliação da procuradora-geral, “há indícios claros de que houve ofensa à liberdade de expressão, de reunião e de cátedra, que garante a autonomia universitária e o debate nesse ambiente”. “Estou requerendo ao STF providências para assegurar a plena vigência da Constituição Federal no país, sobretudo nesse momento de eleições”, afirmou.

A questão também preocupa os ministros do Supremo Tribunal Federal. Mais cedo, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, anunciou que a Justiça Eleitoral vai investigar a conduta dos juízes que autorizaram ações policiais e de fiscais em universidades públicas para apurar suposta realização de propagandas eleitorais irregulares.

A polêmica ganhou evidência a partir de uma decisão da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, que ordenou a retirada de uma bandeira antifascismo da fachada da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leia mais:

TSE vai investigar decisões sobre fiscalização em universidades

Justiça Eleitoral fiscaliza suposta propaganda irregular em universidades

Ação em universidades não foi orquestrada, garante Colégio de TREs

Associação de reitores repudia ações de agentes da Justiça eleitoral