Necropsia levanta indícios de afogamento no corpo da menina Eduarda

Menina teve o corpo encontrado na manhã desta segunda-feira

Foto: Alina Souza./Correio do Povo.

Informações preliminares do laudo da necropsia apontaram indícios de afogamento no corpo da menina Eduarda Herrera de Mello, de nove anos, raptada nesse domingo, em Porto Alegre, e encontrada morta, na manhã de hoje, em Alvorada. O sequestro ocorreu em frente à casa da família, no bairro Rubem Berta, zona Leste da Capital. O corpo foi encontrado em uma região de matagal, junto ao rio Gravataí, por um motorista que percorria a ERS-118.

O trabalho investigativo vai ser feito em conjunto com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Alvorada, sob comando do delegado Edimar Machado. Pelo Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), o caso está com a titular da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente Vítima (DPCAV), delegada Andrea Magno. No fim da tarde, a Polícia divulgou um retrato-falado do suspeito de ter sequestrado a menina. Sozinho, o homem conduzia um veículo de cor vermelha. Um carro com essas características foi encontrado pela polícia mas inicialmente teve o uso no crime descartado.

Sobre os boatos que circularam há vários dias nas redes sociais referentes às tentativas de sequestros de crianças na região Metropolitana, a delegada relatou que nenhuma ocorrência havia sido registrada nesse sentido, mas admitiu que estão sendo investigadas “todas as linhas”. A suspeita levantada pela família de que a menina pode ter sido morta em um ritual também vai ser averiguada.

A Polícia Civil reforça que a suspeita de afogamento não descarta outras linhas investigativas, embora a criança possa ter sido deixada na região do rio Gravataí ainda com vida.

Entenda o caso

A criança sumiu na noite de ontem, quando brincava com amigos na rua, no bairro Rubem Berta, zona Norte de Porto Alegre. Conforme familiares, a rua em que a menina andava de roller havia ficado sem energia elétrica.

A mãe dela voltou à casa para verificar se a luz tinha retornado. Foi neste momento que Eduarda sumiu. “Simplesmente um cara parou e levou ela. Um cara tarado roubou minha filha”, lamentou a mãe da criança.

Imagens de câmeras de monitoramento de uma casa mostraram a menina brincando quando um carro suspeito surge. O motorista chega a parar, depois segue na via e retorna. Vizinhos informaram que viram o veículo, de cor vermelha, passando minutos antes.