Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta quarta-feira mostra o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, com 60% da preferência do eleitorado, considerando os votos válidos, e o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad (PT) com 40% das intenções de voto.
O levantamento, encomendado pela RecordTV, conta apenas as intenções de voto direcionadas para um dos dois candidatos, desconsiderando os eleitores indecisos e as menções de voto em branco e nulo.
Comparando com o último levantamento do instituto, publicado na segunda-feira, a diferença entre os adversários passou de 18 para 20 pontos percentuais.
Considerando os votos totais, o levantamento mostra Bolsonaro com 52% das intenções de voto, ante 35% de Fernando Haddad. Os votos brancos e nulos somam 8% e os eleitores indecisos, 5%.
O segundo levantamento do RealTime Big Data para o segundo turno também mostra estabilização na rejeição do eleitorado aos candidatos: o percentual de eleitores que não vota de jeito nenhum no candidato do PSL passou de 46% para 45%. Já a rejeição a Fernando Haddad passou de 53% para 54%.
O RealTime Big Data ouviu 5 mil eleitores entre os dias 16 e 17 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03883/2018.